A Avenida Brasil Sul vai ganhar uma terceira faixa de rolamento no cruzamento com a Rua Engenheiro Portela, na altura do Jardim Gonçalves. Recentemente, a Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) já realizou uma intervenção de ampliação da pista. A avaliação, porém, é de que não houve adesão dos motoristas.
A ideia com o alargamento parcial – com meia faixa de um lado da via e meia de outro – era evitar a retirada de um poste da rede de energia elétrica e de uma árvore de um dos canteiros. No entanto, com a mudança de planos, os objetos serão eliminados do canteiro para que haja a implementação de uma terceira faixa inteira.
Antes de fazer o corte da árvore, a CMTT espera que o poste seja removido pela Equatorial. Ainda não há data para que esses procedimentos sejam feitos.
O cruzamento da Avenida Brasil Sul com a Engenheiro Portela é um ponto de estrangulamento, uma vez que a principal via da cidade desce com três faixas, inclusive uma exclusiva para ônibus, mas afunila para duas quando chega ao semáforo.
"A faixa exclusiva para ônibus é interrompida cerca de 400 metros antes do cruzamento e a pista da Brasil é estreitada para apenas duas faixas, em vez de chegar com três”, explicou o diretor de Trânsito e Transportes, Igor Lino Siqueira.
Com a terceira faixa, a CMTT estima um ganho de até 30% na fluidez do trânsito, mesmo sem alteração nos tempos semafóricos do cruzamento. “Estamos criando a terceira faixa para aumentar a capacidade de escoamento do semáforo nesse sentido (sul-norte)”, disse.
Outra intervenção recente na Avenida Brasil Sul foi a construção de um novo acesso à via lateral para o retorno à Ceasa, que fica em rua paralela no sentido contrário. O ponto era um dos mais críticos, não somente pelo grande fluxo, mas também pela presença constante de caminhões pesados.
No local, as equipes recuaram a alça de acesso em 250 metros para comportar o fluxo do retorno. De acordo com a CMTT, com isso, foi desobstruída uma faixa de rolamento, o que permite maior fluidez no tráfego. Outra mudança executada no cruzamento é a readequação do tempo semafórico, que ocorrerá tanto para quem realiza a conversão rumo à Ceasa quanto para quem segue na Avenida Brasil Sul.