Política METAS PARA A SAÚDE

Candidatos a prefeito falam em ampliar a quantidade de UPAs

Todos os planos de governo dos candidatos a prefeito de Anápolis falam em fazer novas unidades de pronto atendimento

02/09/2024 10h48
Por: Marcos Vieira
Postulantes à prefeitura também falam sobre fortalecer a atenção primária, saúde mental e odontológica, e valorizar do servidor. Foto: Prefeitura de Anápolis
Postulantes à prefeitura também falam sobre fortalecer a atenção primária, saúde mental e odontológica, e valorizar do servidor. Foto: Prefeitura de Anápolis

A área da Saúde é uma das principais demandas da população de Anápolis atualmente. O tema ganhou tanta importância na disputa eleitoral deste ano que todos os cinco candidatos a prefeito escolheram vices ligados à Saúde.

A reportagem traz a seguir um resumo dos planos de governo dos candidatos. Todos prometem construir novas unidades e garantir portas abertas no atendimento de emergência e urgências. Falam também sobre fortalecimento da atenção primária, saúde mental e odontológica, além de valorização do servidor da área com a realização de concursos.

A seguir, em ordem alfabética, o que promete para a Saúde os candidatos Antônio Gomide (PT), Eerizania Freitas (União Brasil), Hélio Lopes (PSDB) e Márcio Corrêa (PL).

 

Antônio Gomide

O candidato Antônio Gomide tem oito metas para a saúde municipal. A primeira fala em reestruturar os serviços de emergência e urgência, com criação de pelo menos três UPAs, que ficariam no Recanto do Sol, Jardim Calixto e Bairro de Lourdes. O petista também promete construir uma maternidade municipal e quatro unidades básicas, no Jardim das Oliveiras, Jardim das Américas, Vivian Parque e Jardim Primavera.

Outra proposta de Gomide é a construção de uma policlínica na região do Lago dos Buritis. Essa já é uma obra anunciada pelo governo federal, prevista no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O plano de governo do candidato do PT fala ainda em criar o “Farmácia Popular Municipal”, com quatro unidades na cidade para dispensação de medicamentos.

Antônio Gomide também afirma que caso eleito irá realizar concurso público em diversas áreas da Saúde, vai implantar atendimento bucal em todas as unidades básicas e abrir um pronto-socorro no Hospital Municipal Alfredo Abrahão, “além da reestruturação do fluxo de todos os atendimentos realizados".

 

Eerizania Freitas

A candidata Eerizania Freitas apresenta 24 metas para a Saúde em seu plano de governo. Ela promete transformar o Hospital Municipal Alfredo Abrahão em atendimento portas abertas, assim como o Hospital Georges Hajjar, em construção no Residencial Leblon com 80 leitos de internação. Outra promessa é ampliar a UPA Pediátrica e garantir a implantação da UPA da Mulher.

Eerizania também afirma que irá construir duas UPAs, uma na região norte e outra na região leste da cidade. Ela fala ainda em fazer um centro municipal de diagnósticos e fortalecer parcerias com o Hospital Evangélico Goiano, Maternidade Dr. Adalberto e Santa Casa de Misericórdia. Entre as metas da candidata está a criação de unidades básicas com atendimento 24 horas, visando desafogar as UPAs.

A candidata do União Brasil promete criar um programa de entrega de medicamentos em casa para idosos e pessoas com deficiência e apresenta uma série de medidas na área da saúde mental, com uma rede de apoio atendendo primariamente nas unidades básicas. Outra proposta é criar centros de referência em saúde bucal.

 

Hélio Lopes

O candidato Hélio Lopes apresenta 10 grandes tópicos para a Saúde em seu plano de governo. Inicialmente ele fala sobre o conceito para a área, reafirmando a importância da integração e fortalecimento da atenção primária e diz que o ente privado terá sua participação limitada à forma complementar. Hélio promete compartilhar a regulação estadual e municipal e universalizar a marcação de consultas, pois afirma que o ZAP, programa atual, não consegue fazer isso.

O candidato promete unidades básicas resolutivas e afirma que a população efetivamente irá conhecer o médico da família e outros profissionais que atuam nos bairros. Hélio promete construir uma UPA na região norte e ampliar os leitos da UPA da Vila Esperança.

O candidato afirma que a cidade terá um hospital administrado por servidores municipais, contará com um serviço de diagnóstico por imagem e com a ampliação da saúde mental. Segundo Hélio, toda a rede receberá pacientes vindos do Samu, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Ele promete ainda criar um centro materno-infantil e firmar parcerias com o Banco de Sangue estadual.  

 

José de Lima

O candidato José de Lima (PMB) ainda não tem plano de governo protocolado na página do DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Márcio Corrêa

O candidato Márcio Corrêa apresenta 30 metas para a Saúde em seu plano de governo. Ele também promete obras: construir um hospital geral, três policlínicas e um centro de diagnóstico por imagem. Márcio fala em criar uma unidade de atenção à mulher e reestruturar as unidades básicas visando maior resolutividade.

O candidato do PL promete implantar a teleconsultas no serviço público municipal e zerar as filas de consultas e exames em 120 dias, contratando serviços de hospitais privados e filantrópicos. Outra proposta é atender em casa os pacientes idosos e pessoas com deficiência. Márcio também promete construir duas novas UPAs e reestruturar a rede de saúde bucal.

Na área da gestão, o candidato diz que vai implantar o prontuário eletrônico único do cidadão, realizar a regulação do paciente considerando também o critério geográfico e utilizar tecnologias e serviços online em uma central de atendimento da saúde. Márcio promete ainda criar um centro de referência de psicologia e psiquiatria e criar um serviço móvel para pacientes com dificuldade de locomoção.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.