Anápolis LOGÍSTICA

Com aumento da demanda, Correios estuda reativar Centro de Distribuição no Daia

Empresa avalia expansão em Anápolis diante da retomada gradual da demanda, que teve queda de 75% antes do fechamento, por serviços postais

04/07/2025 10h00
Por: Emilly Viana
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Centro de Distribuição Empresarial dos Correios no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), desativado no início deste ano, pode ser reativado. A possibilidade foi levantada pelo superintendente estadual da empresa, Antônio Carlos Martins, durante reunião institucional na Câmara Municipal. A avaliação ocorre em meio à expectativa de aumento da demanda, após um período de retração.

Segundo o superintendente, a queda na movimentação de encomendas, especialmente as internacionais, foi o principal motivo para o encerramento das atividades do centro no Daia em 2021. À época, o volume caiu de 1,2 milhão para 300 mil pedidos após mudanças na política de taxação do governo federal - uma queda de 75%.

“Quando o governo passou a taxar na origem, as encomendas caíram para 300 mil. Mas agora o mercado está reagindo, em ascensão. Logo teremos que voltar a pensar em expandir e, quem sabe, a possibilidade do Centro de Distribuição de Anápolis retornar. Essa é uma região estratégica para o Brasil”, declarou o superintendente. 

A unidade do Daia foi desativada oficialmente em 1º de janeiro, como parte de um plano de reestruturação dos Correios que levou ao fechamento de 38 agências em todo o país. A medida, segundo a empresa, foi adotada com base em critérios como custos operacionais, volume de envios e receitas geradas. Projetada para atender cerca de 30 mil clientes, especialmente empresas instaladas no polo industrial, a unidade foi concebida para agilizar entregas e coletas, reduzindo prazos logísticos. Desde o encerramento, o atendimento foi transferido para a agência central, na Rua Engenheiro Portela, no Centro. 

Durante o encontro na Câmara na última semana, articulado pelo vereador Rimet Jules (PT), a presidente da Casa Andreia Rezende (Avante) apresentou outras demandas locais, como a reativação dos serviços postais nos distritos de Goialândia e Joanápolis. Segundo os Correios, há critérios técnicos para o retorno das atividades, e o município foi orientado sobre as providências necessárias para viabilizar a medida. A Câmara se comprometeu a intermediar junto à Prefeitura.

Além dos serviços tradicionais, os Correios vêm oferecendo novos formatos de atuação, como digitalização de documentos, transporte de insumos, apoio à logística municipal e atendimento direto a prefeituras, sem necessidade de licitação, conforme prevê legislação aprovada recentemente pelo Senado. A estatal também propôs parceria para organizar o sistema de endereçamento da cidade, o que pode favorecer empresas do setor de e-commerce interessadas em se instalar em Anápolis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.