O Anápolis Futebol Clube anunciou nesta quarta-feira (3) duas movimentações importantes no elenco que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. O volante João Afonso, capitão na campanha do título do interior em 2025, solicitou a rescisão antecipada do contrato e não faz mais parte do grupo tricolor. Já o atacante Gabriel Batista, revelado nas categorias de base do clube, foi emprestado ao Rio Verde até o fim da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano.
Com 16 jogos disputados pelo Galo da Comarca em 2025, João Afonso vinha sendo uma das principais lideranças em campo. A saída do meio-campista representa uma perda significativa no setor, especialmente em um momento em que o clube busca soluções para reagir na temporada. Em nota, o Anápolis agradeceu ao atleta pelos serviços prestados e desejou sucesso em sua sequência profissional.
A outra movimentação envolve Gabriel Batista, de 20 anos. Campeão do interior com o Anápolis neste ano, o jovem atacante será cedido ao Rio Verde para ganhar mais experiência e minutagem em campo. A diretoria acredita que o empréstimo pode acelerar o desenvolvimento do atleta, que é tratado como promessa no clube.
As mudanças acontecem em meio a um cenário complicado na Série D. Após dez rodadas, o Anápolis ainda não venceu na competição, somando sete empates e três derrotas, com apenas seis pontos conquistados e saldo negativo de -6. O próximo desafio será neste sábado, dia 6 de julho, às 16h30, no Estádio Jonas Duarte, contra o Itabaiana-SE. A partida é vista como decisiva para as pretensões do clube na competição nacional.