Anápolis OBRA PARADA

Quase três meses após desabamento, ponte da Anhanguera segue interditada

Prefeitura diz que obra paliativa prometida para 20 dias foi descartada e atribui execução à Goinfra; obra deve começar em agosto, segundo Goinfra

03/07/2025 20h00 Atualizada há 7 dias
Por: Emilly Viana
Foto: Lucivan Machado
Foto: Lucivan Machado

A ponte da Rua Anhanguera, na Vila Goiás, permanece interditada quase três meses após ser danificada pelas fortes chuvas de abril. A via, uma das principais ligações entre a Avenida Brasil e a região central do bairro, foi comprometida no dia 14 daquele mês, durante o temporal que provocou a morte de uma moradora e o colapso de estruturas em diversos pontos da cidade. Na ocasião, a Prefeitura chegou a divulgar que o trânsito seria restabelecido em até 20 dias.

Um vídeo gravado pelo DM Anápolis nesta quarta-feira (3), contudo, mostra que a rua continua totalmente bloqueada, com estruturas de contenção e sem sinal de obras em andamento. Moradores relatam transtornos diários, especialmente no acesso a serviços essenciais e transporte.

Inicialmente, a administração municipal havia prometido uma solução emergencial, mas recuou da medida. A Prefeitura informou ao DM Anápolis que a estimativa de 20 dias era referente a uma intervenção "paliativa". Após avaliação técnica, para garantir a segurança da estrutura e dos usuários, optou-se pela construção de uma nova ponte.

A obra será realizada por meio de uma parceria com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que ficou responsável pela execução dos serviços. "Agora é com a Goinfra", destacou a assessoria do Executivo municipal. 

Em nota, a Goinfra confirma que, diante da importância da obra para os moradores de Anápolis, assinou convênio com a Prefeitura, no final de maio, para que possa executar a implantação de seis travessias (pontes e bueiros) na infraestrutura municipal. 

Os trabalho, segundo a Goinfra, já foram iniciados, com o levantamento de dados técnicos e a elaboração dos projetos de engenharia. Na sequência, as obras serão licitadas, com previsão de entrar na fase de construção já a partir de agosto (confira nota completa ao fim da reportagem).

Outras pontes

No dia 5 de junho, o secretário municipal de Obras, Thiago de Sá, apareceu em vídeo publicado nas redes sociais detalhando os próximos passos da obra na Rua Anhanguera, citada como prioridade, entre os pontos que receberão intervenções definitivas em parceria com o governo estadual. 

Outras localidades afetadas pelas chuvas, como Souzânia e Verona, também foram incluídas na força-tarefa. O secretário estimou que, nos próximos 60 dias, as frentes de trabalho estejam em campo para iniciar os serviços. O plano é realizar as obras definitivas ainda no período seco para aproveitar as condições climáticas mais favoráveis.


Nota completa da Goinfra ao DM Anápolis: 

Trata-se de travessias em estradas municipais. Diante da importância da obra para os moradores de Anápolis, a Goinfra assinou convênio com a Prefeitura, no final de maio último, para que possa executar a implantação de seis travessias (pontes e bueiros) na infraestrutura municipal. 

Os trabalhos da Goinfra já foram iniciados, com o levantamento de dados técnicos e a elaboração dos projetos de engenharia. Na sequência, as obras serão licitadas, com previsão de entrar na fase de construção já a partir de agosto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.