Anápolis DIA 8

Agentes de saúde de Anápolis anunciam paralisação por atraso no piso salarial

Sindicato denuncia atraso no pagamento do piso salarial e repasses a agentes de saúde desde 2022; paralisação está marcada para a próxima segunda-feira (8)

03/07/2025 15h00 Atualizada há 6 dias
Por: Emilly Viana
Foto: Prefeitura de Anápolis
Foto: Prefeitura de Anápolis

Servidores da área da saúde de Anápolis aprovaram, em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (2), uma paralisação marcada para a próxima terça-feira (8), a partir das 8h. A mobilização é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO) e tem como principal pauta o descumprimento do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

De acordo com o sindicato, o município deixou de pagar o valor mínimo de dois salários mínimos desde 2022. A entidade relata que chegou a iniciar tratativas com a Prefeitura de Anápolis para corrigir a situação, mas as negociações foram interrompidas em razão da reforma administrativa promovida pela atual gestão. Até esta quinta-feira (3), não havia previsão de retomada do diálogo.

Além da questão do piso, o sindicato também aponta como pendente o repasse integral do recurso do Fundo Nacional de Saúde (FNS), destinado ao incentivo financeiro para os agentes de endemias. Em comparação com outras cidades, como Goiânia, Anápolis estaria repassando valores inferiores, apesar de receber cerca de R$ 2 milhões em recursos federais.

Durante a assembleia, realizada em frente ao prédio da Prefeitura, os servidores também fizeram uma caminhada pelas ruas centrais da cidade em protesto contra o atraso nos pagamentos e a falta de diálogo. A decisão pela paralisação foi tomada ao fim da reunião, com indicativo de novas mobilizações, caso não haja resposta por parte do Executivo municipal.

Em Aparecida de Goiânia, o Sindsaúde-GO também realizou um ato para esta quinta-feira (4), com assembleia e carreata em frente à Prefeitura durantes a manhã. Os trabalhadores da saúde daquela cidade também reivindicam regularização salarial e a progressão de carreira, além do pagamento de valores retroativos. A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) comunicou, em nota, que está dialogando abertamente com todas as categorias para discutir quaisquer reivindicações apresentadas.

O DM Anápolis entrou em contato com a Prefeitura de Anápolis para obter um posicionamento sobre os pontos levantados pela categoria, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.