A Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis realiza no próximo sábado (5), das 8h às 12h, no antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, uma força-tarefa para convocar pacientes que estão na fila do Sistema de Regulação desde 2023 ou anos anteriores. Segundo dados da própria regulação municipal, 66.711 pedidos de exames, consultas e procedimentos cirúrgicos seguem pendentes apenas do ano passado.
O objetivo da ação é atualizar os cadastros de usuários que ainda aguardam atendimento na rede pública, mas que não foram localizados por causa de informações desatualizadas, como número de telefone e endereço. A Secretaria informa que há situações em que o paciente confirma o agendamento e, ainda assim, não comparece. Em outros casos, o contato não é possível por ausência de resposta ou erro nos dados informados no cadastro.
Durante o evento, profissionais de saúde estarão disponíveis para iniciar atendimentos especializados. Serão oferecidas consultas com cardiologistas, oftalmologistas e nutricionistas, além da realização de exames e aplicação de vacinas. Uma van de imunização será montada no local, com atualização da caderneta vacinal de jovens, adultos e idosos - principalmente com as doses de tríplice viral, hepatite B, HPV, influenza, dengue, difteria e tétano (dT). Também haverá testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Além de pacientes que aguardam atendimento desde 2023, também estão sendo chamados usuários com solicitações em aberto de anos anteriores, como 2021 e 2022. A intenção da Secretaria é, a partir do cruzamento de dados atualizados, reavaliar a situação de cada paciente e identificar quem já foi atendido por meios particulares, mas não informou a baixa da solicitação no sistema municipal.
A mobilização deste sábado integra o projeto "Saúde Agora", anunciado nesta terça-feira (1º). De acordo com a secretária municipal de Saúde, Eliane Pereira dos Santos, este é apenas o início de uma agenda contínua. “Estamos lançando no mês de julho o Saúde Agora. Teremos muita ação de saúde para a população. A primeira delas é atualizar os dados de regulação das pessoas que estão desde 2023 aguardando algum atendimento”, disse em vídeo divulgado nas redes sociais.
A crise na rede municipal motivou uma articulação com o Governo de Goiás. Em abril, após reunião com o secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis Santos Júnior, a Prefeitura de Anápolis firmou um acordo para adotar o mesmo sistema estadual de regulação. A medida busca integrar os bancos de dados e evitar conflitos de agendamento ou duplicidade de filas. Também foi prometida a ampliação da oferta de cirurgias de média e alta complexidade, como as de joelho e quadril, com repasses estaduais.
Além da integração do sistema, a gestão estadual informou que irá fiscalizar tecnicamente todas as unidades de saúde do município que recebem recursos do Estado. A expectativa da Prefeitura é de que, com as novas ações, a fila possa ser reduzida gradualmente.
A atualização cadastral deste sábado será presencial. A Secretaria orienta que o cidadão leve documento pessoal, comprovante de endereço e, se possível, algum protocolo de solicitação ou agendamento anterior.