A busca por crescimento profissional é hoje a principal prioridade dos jovens da Geração Z no mercado de trabalho brasileiro. É o que aponta uma pesquisa inédita realizada pela JBS com mais de 32 mil colaboradores da empresa em todo o país. O levantamento, feito em março deste ano, revela que aproximadamente 6 em cada 10 entrevistados entre 15 e 30 anos consideram as oportunidades de desenvolvimento e ascensão na carreira mais importantes do que salário e benefícios na hora de escolher um empregador.
O estudo, ouviu colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, desde aprendizes até profissionais efetivos, e trouxe um retrato detalhado das expectativas e valores dessa geração. Para os participantes, o reconhecimento e a valorização no ambiente de trabalho estão diretamente ligados à possibilidade de crescimento, com acesso a cursos, mentorias, treinamentos e outras formas de aprendizado estruturado. O levantamento mostra ainda que, ao avaliar a liderança, os jovens priorizam gestores que reconheçam suas entregas, sejam empáticos e compreendam as necessidades individuais de cada colaborador.
De acordo com Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil, o resultado da pesquisa reforça o desafio das empresas em não apenas atrair, mas também engajar e reter esses talentos. “Estamos falando de uma geração que deseja trilhar uma jornada de desenvolvimento contínuo e que valoriza empresas que investem no futuro de seus profissionais. Nossa pesquisa ampliou o entendimento sobre os comportamentos e as expectativas desses jovens e vai nos ajudar a reforçar nossas ações internas voltadas a esse público”, afirma.
A leitura do estudo também contou com a análise da especialista Thaís Giuliani, doutora em Ciências da Informação e estudiosa do comportamento da Geração Z. Ela destaca que, para esses jovens, reconhecimento vai além de promoções e aumentos salariais. “Eles buscam conexão, propósito e líderes acessíveis. Querem ser ouvidos e enxergam o crescimento como uma construção coletiva, com impacto social e significado”, explica.
Além do foco na carreira, os jovens ouvidos na pesquisa também destacaram a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Aspectos como apoio familiar e qualidade de vida aparecem entre as prioridades para o futuro. A estabilidade no emprego, aliada ao bem-estar e à possibilidade de viver novas experiências, figura entre os principais desejos declarados.