Antes do lançamento oficial, o novo programa Adote um Espaço Público, da Prefeitura de Anápolis, já atraiu o interesse de mais de 15 empresas, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A iniciativa, prevista na Lei nº 4.446/2025, permite que pessoas físicas ou jurídicas adotem espaços públicos como praças, parques, canteiros e até recepções de unidades de saúde. Em contrapartida, os adotantes poderão obter isenção de IPTU e ISS, instalar publicidade e, em alguns casos, utilizar os espaços para atividades que gerem renda.
A cerimônia de lançamento será realizado nesta terça-feira (17), às 19h, no auditório Adhemar Santillo, no Centro Administrativo. De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Thiago Vitorino, o programa recebeu sinalização de interesse de construtoras que pretendem adotar áreas como o Parque Ipiranga, o Parque da Vila Jaiara e a Praça Abadia Dyer. Também há manifestações de empresas interessadas em canteiros centrais e rotatórias.
Segundo o subsecretário, a adesão exige que o interessado apresente uma proposta de manutenção e melhoria do local escolhido. A análise será feita por uma comissão formada por técnicos da Prefeitura. “Proporcional ao investimento será a contrapartida. Criamos uma comissão com integrantes das áreas de postura, meio ambiente e habitação para avaliar as propostas”, declarou Vitorino ao DM Anápolis.
A duração da adoção varia de um a cinco anos, com possibilidade de renovação após avaliação do poder público. Entre as exigências mínimas, estão ações de limpeza, manutenção e conservação do espaço, mas o adotante também poderá propor intervenções estruturais. No caso do Parque Ipiranga, por exemplo, há uma empresa interessada que desenvolveu um projeto de revitalização baseado no desenho original da área, o que está sendo avaliado pela Secretaria.
O município estima que há mais de 140 praças, 14 parques, 60 arenas esportivas e outras estruturas disponíveis para o programa. Também estão incluídos ginásios, campos de futebol, escolas e unidades de saúde. “Se uma empresa quiser adotar a recepção de uma UBS, por exemplo, ela poderá fazer melhorias naquele espaço e divulgar sua marca, desde que respeitados os limites legais e éticos”, explicou o subsecretário.
Vitorino também destacou que os espaços esportivos fazem parte da proposta e citou como exemplos o ginásio Carlos de Pina e o estádio Jonas Duarte, que poderão ser adotados por empresas interessadas em revitalizá-los.
O programa Adote um Espaço Público guarda semelhanças com o Adote uma Praça, lançado em 2018 durante a administração anterior. Na época, a proposta permitia que empresas fizessem a manutenção e revitalização de espaços públicos em troca de visibilidade institucional, como ocorreu na Praça dos Expedicionários. O projeto permaneceu em vigor até 2024 e, agora, volta à agenda do município sob novo nome.
Para participar da iniciativa, interessados deverão preencher um formulário de inscrição disponível no site da Prefeitura de Anápolis a partir do lançamento oficial. No ato da adesão, é necessário indicar o espaço desejado e apresentar uma proposta detalhada das melhorias previstas, incluindo ações de manutenção, conservação e eventuais intervenções estruturais.