Uma reunião entre o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Anápolis (Sinpma) com o prefeito Márcio Corrêa (PL) selou um calendário para pagamento de progressões e titularidades. As horizontais serão pagas em agosto, as verticais em setembro. As titularidades ficaram para outubro.
A quitação do retroativo do mês de janeiro relativo ao Piso Nacional do Magistério – que começou a ser pago na folha de fevereiro – porém, foi adiado. Haverá uma nova reunião em setembro para que se defina o cronograma de pagamento do reajuste dos professores.
Duas centenas
Segundo o Sinpma, há 246 titularidades e progressões em atraso. São 71 titularidades e outros 175 professores que devem receber as progressões horizontais de carreira. As progressões verticais, conforme o sindicato, hoje estão em 27.
Nova demanda
Os docentes pediram a Márcio Corrêa que seja enviado à Câmara um projeto de lei que cria duas letras de progressões horizontais, as G e H. Márcia Abdala, presidente do Sinpma, aponta que, pela reforma da previdência – que deixa o trabalhador mais tempo no mercado – é necessária a “atualização”.
Merenda em pauta
Na semana que vem, o prefeito vai se reunir novamente com os professores para tratar da questão da merenda escolar, alvo de muitas reclamações neste primeiro semestre. Uma empresa já está acertada e iniciou visitas às unidades para conhecer os problemas e a estrutura. Fará, em conjunto, o serviço de limpeza.
Últimas do semestre
A Câmara Municipal terá, nesta semana, as três últimas sessões ordinárias do primeiro semestre. Depois disso, a Casa vai entrar de recesso – ao menos das ordinárias – e voltará em 4 de agosto. Serão, portanto, 46 dias sem as sessões em plenário.
Secretaria de Comunicação está há quase um mês sem comando oficial
A Secretaria Municipal de Comunicação vai completar, na quinta-feira (19), um mês sem comando oficial. Luís Gustavo Souza Rocha, que começou a gestão no posto, foi exonerado após sua prisão na Operação Máscara Digital. No entanto, há quem garanta que ele tem atuado nos bastidores para coordenar a comunicação do prefeito.
Na Câmara, também segue vaga a diretoria de Comunicação, que era ocupada por Denilson Boaventura, outro preso na mesma operação. Embora não nomeada, Narelly Batista tem executado a função e ganhou elogios da presidente Andreia Rezende (Avante).