Polícia Militar e Ministério Público de Goiás emitiram uma recomendação conjunta à Federação Goiana de Futebol (FGF) para que vete a presença da torcida da Anapolina no jogo do próximo domingo (15), contra o Rio Verde, no estádio Mozart Veloso do Carmo.
A medida foi formalizada após análise do Grupo Especial do Ministério Público para Defesa dos Direitos dos Torcedores (GEFUT) e, segundo o MP, “visa resguardar a integridade física de torcedores, atletas e demais envolvidos no evento esportivo.” A FGF tem prazo de cinco dias para a resposta.
A decisão foi motivada por episódios recentes de violência envolvendo torcidas organizadas, especialmente após confrontos registrados no dia 2 de junho entre torcedores da Rubra e do Trindade, em partida no Abrão Manoel da Costa.
Também foi considerado o baixo efetivo policial disponível na cidade de Rio Verde para atuar durante a partida. O promotor de Justiça Rodrigo Fernandes Cruz Humberto, da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Verde, destacou a importância da atuação proativa e da prevenção de riscos em eventos esportivos.
Segundo o documento oficial, a torcida única é um modelo que já demonstrou eficácia na redução de episódios de violência nos estádios goianos. A Federação Goiana de Futebol, dentro do prazo, pode acatar a recomendação ou justificar eventual descumprimento.
Torcedores da Anapolina que já se preparavam para viajar ao Sudoeste goiano no fim de semana relataram surpresa. Dirigentes apontaram ainda que não houve registro de conflitos entre as torcidas de Xata e Rio Verde.