Anápolis ACESSIBILIDADE

Anápolis terá bancas examinadoras para CNH de PCDs

Primeira delas será na quarta-feira (18) e haverá uma a cada 15 dias. Ideia futura é ter banca semanal

10/06/2025 18h00
Por: Rafael Tomazeti
Foto: Lucivan Machado
Foto: Lucivan Machado

O Detran trará a Anápolis bancas examinadoras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas com deficiência (PCD). A primeira delas já está marcada para a próxima quarta-feira (18). Elas ocorrerão sempre no Bairro Maracanã, na região do Parque da Matinha. 

Antes, as bancas específicas para PCDs só ocorriam em Goiânia. Em Anápolis, inclusive, apenas uma auto escola tem carros adaptados e faz o traslado com os candidatos semanalmente para as provas na capital. 

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal foi ao Detran e solicitou que a cidade seja sede das bancas. Elas ocorrerão a cada 15 dias, sempre às terças-feiras (à exceção da primeira), na região da Matinha. 

A primeira, no dia 18, terá 12 candidatos, todos do Centro de Formação de Condutores (CFC) Reis. Até lá, a Prefeitura precisará reformar um banheiro no parque, exigência do Detran para a vinda da banca. 

“Eu já tive que me deslocar a Goiânia para tirar a carteira para PCD. Temos um grande ganho”, afirmou o vereador Fred Godoy (Agir), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e da Pessoa com Deficiência. 

Idealizador do projeto, Alex Martins (PP) também comemorou. “Não precisa mais daquele desgaste de se deslocar para outro município”. O pepista ainda explicou a escolha pela região do Bairro Maracanã. “É calmo. Tem ruas largas, sinalização adequada e que atende as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Tem um balizamento tranquilo e não vai incomodar a vizinhança”. 

Empresária e proprietária do CFC Reis, Marlene Alves lembra de todo o desgaste que se tem no itinerário Anápolis-Goiânia para as pessoas com deficiência que querem obter carteira. Segundo ela, são de quatro a cinco por semana. “Saímos de manhã e voltamos apenas no fim da tarde”, ressaltou. Ela apontou ainda que, depois da primeira etapa, a ideia é ter bancas semanais na cidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.