No Dia Nacional do Teste do Pezinho, celebrado nesta sexta-feira (6), a Apae Anápolis reforça o papel essencial na triagem neonatal. A entidade é responsável por analisar cerca de 6 mil recém-nascidos por mês em Goiás. A instituição é reconhecida como Serviço de Referência em Triagem Neonatal desde 1994 para o diagnóstico precoce de doenças raras, contribuindo significativamente para a saúde infantil e prevenindo complicações futuras, na região.
A Apae Anápolis oferece diagnóstico e acompanhamento gratuitos pelo SUS, beneficiando milhares de famílias. Em 2016, a instituição foi a primeira a ser habilitada, pelo Ministério da Saúde, como Serviço de Referência em Doenças Raras. Atende os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, realizando diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças genéticas. “Nosso laboratório é equipado com tecnologia de ponta, permitindo a detecção precoce de diversas doenças que, se não tratadas a tempo, podem causar sérias complicações”, destaca a biomédica Taís Pires Terra, coordenadora do Laboratório da Apae Anápolis.
Importância do Diagnóstico Precoce
O Teste do Pezinho é fundamental para identificar doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, entre outras. A detecção precoce permite iniciar o tratamento adequado, evitando sequelas e melhorando a qualidade de vida das crianças. “Através do diagnóstico precoce, conseguimos reduzir a mortalidade e morbidade de recém-nascidos acometidos por essas patologias”, afirma a enfermeira Fernanda Arantes, coordenadora do Ambulatório de Doenças Raras e Triagem Neonatal.
O exame é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser realizado na APAE Anápolis ou em unidades de saúde e maternidades de todo o estado, que encaminham as amostras para análise no laboratório da instituição. “Nosso compromisso é com a saúde e bem-estar das crianças. Trabalhamos para garantir que todos tenham acesso a um diagnóstico preciso e tratamento adequado”, ressalta o superintendente David Caldas.