Cultura FESTA TÍPICA

Festival Italiano de Nova Veneza deve ter forte presença anapolina

Como noutros anos, muitos moradores da cidade devem estar entre os 130 mil visitantes

05/06/2025 15h00
Por: Rafael Tomazeti
Foto: Visite Nova Veneza
Foto: Visite Nova Veneza

Centenas de anapolinos devem participar do Festival Italiano de Nova Veneza neste ano. A festa é cada vez mais querida entre os goianos e não é diferente para quem vive em Anápolis, uma vez que a cidade sede do evento está apenas a 45 quilômetros de distância. 

Neste ano, na 19ª edição, o tema é “Tradizione è la Nostra Storia” (“Tradição é a nossa história”). O festival tem início nesta quinta-feira (5) e segue até domingo (8), reunindo cultura, música, danças típicas e a famosa gastronomia italiana. 

A famosa polenta é o carro-chefe do rico cardápio. Segundo a chef Vânia Alves, da Cantina da Nonna, esse é o queridinho dos visitantes. “É muito nutritivo, versátil e saboroso”, define Alves, que trabalha no restaurante oficial do evento.  

Neste ano, além da iguaria, o cardápio ganhou o reforço da sobremesa Tiramisù, clássico da mesa italiana à base de café e mascarpone. Dessa vez, haverá novo molho para as massas, feito com cogumelos frescos e filé mignon. Os clássicos, como o de almôndega, seguem no menu.  

Moradora do Bairro JK, em Anápolis, Benedita de Sousa vai para sua terceira vez no Festival Italiano. Para ela, os dois primeiros anos trazem boas lembranças. “Fui com amigas que já tinham ido e fiquei encantada. Tem muita comida boa. As roupas de quem trabalha e se apresenta são uma atração à parte. Gostei muito e quero ir todo ano”, destaca. 

De acordo com a organização, a expectativa é de 130 mil pessoas no festival até domingo. Para os quatro dias de evento, são muitos alimentos separados. Serão usados 25 bovinos, 2,5 toneladas de frango, quatro toneladas de tomate e três toneladas de macarrão.  

Para Eva Andrade, outra anapolina apaixonada pela festa, a comida é o ponto forte do evento, mas as tradições não ficam para trás. “É o melhor macarrão de Goiás”, brinca. “Mas eu gosto muito das apresentações de artistas. No ano passado, ouvi músicas que vieram de Santa Catarina, com um grupo de dança, e foi o casamento perfeito.” 

Em 2025, Serão 90 expositores de alimentos, bebidas e artesanato, além de três restaurantes com cardápios variados. Na Cantina da Nonna, principal espaço gastronômico do evento, o público poderá escolher entre 30 pratos típicos, com valores entre R$ 20 e R$ 60, sem reajustes em relação ao ano anterior.  

Entre as novidades do cardápio está o Linguini della Nonna com Filé e Funghi. A receita leva três tipos de cogumelos frescos e cortes de filé e contrafilé, finalizados em molho béchamel com toque rosé. Outra estreia é a sobremesa tradicional tiramisù, oferecida pela primeira vez no festival.  

A estrutura do evento também foi ampliada. A área de alimentação contará com mais mesas e cadeiras, além de totens de autoatendimento e cardápio digital para facilitar os pedidos. A abertura oficial deve contar com a celebração de uma missa bilíngue, com cânticos em italiano e participação de corais locais. A decoração presta homenagem aos imigrantes italianos que chegaram à região em 1912, com obras da artesã Maria Mota, feitas inteiramente de massa alimentícia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.