Política POLÍTICA

Corrupção é vista como maior problema do Brasil, segundo pesquisa AtlasIntel

Percepção sobre corrupção sobe 13 pontos em um mês e supera criminalidade e inflação entre as principais preocupações da população

02/06/2025 19h00
Por: Lara Duarte
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma pesquisa recente realizada pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, aponta que a corrupção se tornou, para a maioria dos brasileiros, o maior problema enfrentado pelo país atualmente. O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (30), mostra que 59,5% dos entrevistados indicaram a corrupção como uma das suas principais preocupações, representando um aumento expressivo de 13 pontos percentuais em relação ao mês anterior, quando o índice era de 47%.

Até então, o maior temor da população era a criminalidade e o tráfico de drogas, que liderava a lista em abril, com 55%. No entanto, a percepção sobre esse problema diminuiu 5 pontos, ficando agora em 50,2% — o que a coloca na segunda posição no ranking das maiores inquietações nacionais.

Na sequência, a economia e a inflação aparecem como o terceiro maior problema, sendo apontadas por 29,4% dos participantes da pesquisa. O estudo ainda permite que cada pessoa escolha até três opções dentre 20 alternativas, o que demonstra a multiplicidade de desafios que a população brasileira enxerga atualmente.

O levantamento foi realizado de forma on-line, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, e contou com a participação de 4.399 brasileiros. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

As informações refletem um momento em que o debate público sobre corrupção volta a ganhar força, ao mesmo tempo em que questões estruturais, como a segurança pública e a situação econômica, permanecem no centro das atenções da sociedade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.