A presidência da Câmara Municipal de Anápolis estuda reforçar a segurança no prédio do Legislativo após relatos de perseguição envolvendo vereadores. A discussão ganhou força na sessão ordinária desta segunda-feira (2), quando Fred Caixeta (PRTB) e Domingos Paula (PDT) disseram ter sido seguidos por pessoas não identificadas nos últimos dias. Já Rimet Jules (PT) relatou ser alvo de um ex-apoiador que estaria acompanhando as sessões na Casa, usando tornozeleira eletrônica.
A presidente Andreia Rezende (Avante) confirmou que medidas de reforço à segurança estão sendo avaliadas. “Temos três entradas na Câmara, uma equipe competente, mas podemos ampliar ainda mais. O objetivo é garantir a segurança de vereadores, servidores, imprensa e do público que acompanha as sessões”, disse.
A líder do Legislativo destacou que as soluções precisam respeitar o orçamento da Casa, que enfrenta limitações financeiras. “Estamos passando por problemas financeiros e nossa prioridade é a folha de pagamento e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal", lembrou.
Entre as alternativas em análise estão a instalação de detectores de metais, mudanças no controle de acesso e restrições pontuais para pessoas que apresentem comportamento inadequado. A presidente ressaltou que todas as medidas estão sendo discutidas com o jurídico, o administrativo e o financeiro da Câmara.
Ao DM Anápolis, Domingos Paula relatou ter sido seguido recentemente por motociclistas em seu bairro. “Eu disse na tribuna também que dias para trás eu notei que tinha um pessoal de moto me seguindo. E eu peguei e reporteiei isso à presidência da casa", disse.
O parlamentar contou que pediu à presidente a possibilidade de contratar segurança particular, mas ouviu que não há recursos para isso no momento. “Ela disse que no momento não tem. Eu falei, não, eu vou ficar mais atento se porventura eu ver que tem alguma coisa nesse sentido. Eu uso meu próprio carro que eu tiver com ele para poder me defender se porventura houver necessidade”, afirmou.
O vereador também reforçou que seguirá cobrando esclarecimentos sobre as investigações envolvendo o perfil ‘Anápolis na Roda’. “O meu trabalho aqui na Câmara Municipal é para defender essas pessoas, qual eu fui vítima também. E que recentemente o nome do prefeito Marcio Corrêa foi envolvido. A Polícia Civil está investigando e nós vamos acompanhar e vamos trazer a notícia todos os dias", frisou.