A alta de casos da gripe em Anápolis - que tem pressionado o sistema de saúde do município - fez com que até mesmo empresas apostassem na imunização de funcionários para evitar perder força de trabalho durante este período. A própria Câmara Municipal aposta na iniciativa e vai fornecer o imunizante a servidores.
No mercado privado, indústrias do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) adquiriram doses para vacinar colaboradores. Um destes casos é do Laboratório Teuto, que aplicou mais de 1 mil doses de vacina contra a Influenza, numa campanha que começou em abril, pouco antes da alta de infecções respiratórias.
No caso específico da empresa, foram adquiridas doses da Influvac Tetravalente, produzida pela Abbott. Na companhia, a campanha seguirá durante todo o mês de maio até que todas as doses sejam aplicadas e, se necessário, novas unidades serão adquiridas conforme a demanda.
Segundo o médico Nirley Arataque, responsável pelo Teuto, ter essa disponibilidade dentro da empresa é essencial porque, além da qualidade, o colaborador não precisa se deslocar a uma unidade de saúde. Outro diferencial da campanha é o início precoce, que garante que funcionários estejam protegidos antes do inverno, quando a transmissão do vírus aumenta.
“Quanto mais cedo as pessoas se vacinarem, mais imunes estarão para a estação mais crítica”, reforça Nirley. Além disso, todos os colaboradores do Teuto acima de 18 anos de idade, têm direito de se imunizar. A aplicação ocorre em horário estendido, das 6h às 2h da manhã, nos prédios do complexo industrial.
A iniciativa é tradição na empresa e tem o apoio dos colaboradores. Copeira há mais de 18 anos no setor administrativo do Teuto, Maria Divina Gouveia vê grandes vantagens: “É muito importante ter acesso à vacina no trabalho. Se não fosse aqui, seria difícil conciliar com a rotina.”