Educação EDUCAÇÃO

Escola Municipal de Anápolis é premiada no Prêmio Leia 2024

Unidade de ensino anapolina está entre as 150 melhores do estado em alfabetização e receberá R$ 80 mil pelo desempenho no Saego-Alfa

28/05/2025 12h00
Por: Lara Duarte

A Escola Municipal Pastor Miguel Moreira Braga, de Anápolis, foi uma das unidades de ensino contempladas com o Prêmio Leia 2024, iniciativa do Governo de Goiás que reconhece e premia escolas que se destacaram na alfabetização de seus estudantes na idade certa. A premiação integra as ações do Programa AlfaMais Goiás, que visa garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Instituído pela Lei nº 21.073, o prêmio foi concedido a 150 escolas municipais de todo o estado, com base nos resultados obtidos na Avaliação Educacional do Estado de Goiás na Alfabetização (Saego-Alfa). Cada unidade vencedora receberá um investimento de R$ 80 mil, que será entregue em solenidade marcada para o dia 10 de junho, em Goiânia.

A secretária de Educação do Estado de Goiás, Fátima Gavioli, destacou a importância do reconhecimento. “Hoje nós anunciamos as 150 melhores escolas de alfabetização de Goiás. São muitos municípios, e alguns, como Planaltina de Goiás, tiveram várias escolas premiadas. Mas também temos municípios menores, que possuem poucas escolas, e todas foram premiadas”, afirmou.

Em Anápolis, a conquista da Escola Municipal Pastor Miguel Moreira Braga representa o êxito do trabalho coletivo entre educadores, gestores e comunidade escolar, empenhados em garantir o direito fundamental das crianças à alfabetização. A unidade integra a Regional de Educação de Anápolis, que somou um total de 10 premiações, empatando com a regional de Inhumas na segunda colocação entre as mais premiadas do estado.

Para a gestora da escola, Eloise Moreira de Lima, o reconhecimento é um marco importante para toda a comunidade escolar. “A conquista do Prêmio Leia 2024 representa um marco significativo para a escola, refletindo diretamente na valorização do trabalho pedagógico e no fortalecimento da missão de alfabetizar todas as crianças na idade certa”, ressaltou.

Ela também destacou os efeitos positivos da premiação sobre o trabalho da equipe. “O prêmio funciona como um apoio à qualidade e eficácia das práticas adotadas pela escola. Isso fortalece a autoestima e o senso de propósito dos professores, coordenadores e demais profissionais envolvidos no processo de alfabetização”, completou.

O Programa AlfaMais Goiás se destaca por aproximar e fortalecer a parceria entre Estado e municípios, beneficiando os 246 municípios goianos. Além do reconhecimento financeiro, o prêmio busca valorizar o esforço dos profissionais da educação e fomentar a melhoria contínua da alfabetização.

De acordo com Fátima Gavioli, o prêmio também estimula uma saudável competição entre as escolas. “O brasileiro adora uma competição, e percebo que todos estão cada vez mais querendo apresentar um bom trabalho, pois não querem perder para ninguém”, comentou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.