Sessões de beleza e itens voltados ao autocuidado têm conquistado o coração das mães brasileiras em 2025. Um levantamento realizado pela marca Kohll Beauty com suas consumidoras revelou que 65% das mulheres com filhos preferem receber maquiagem ou experiências de cuidado pessoal em vez dos presentes tradicionais, como flores ou roupas. A pesquisa foi feita ao longo do mês de abril e analisou o impacto do autocuidado na autoestima feminina.
O estudo apontou que, para muitas mães, reservar um tempo para cuidar da aparência vai além da estética, é uma maneira de reconexão com a própria identidade. O dado é reforçado por outro número da pesquisa, 80% das entrevistadas relataram sentir mais confiança depois de se maquiar, mesmo em dias agitados. Uma das participantes descreveu que o simples hábito de se maquiar por alguns minutos muda sua perspectiva sobre o dia e fortalece a percepção de si mesma.
As entrevistadas também relataram maior nível de satisfação ao receber maquiagem de presente no Dia das Mães, em comparação a itens considerados genéricos. Para 70% delas, esse tipo de presente foi visto como algo mais personalizado e com maior carga afetiva, refletindo atenção e reconhecimento por parte de quem presenteou.
Essa preferência por autocuidado, identificada em âmbito nacional, também se manifesta entre as mães de Anápolis, evidenciando uma mudança cultural nos desejos para o Dia das Mães.
Brisa Mayna, mãe de duas crianças, expressa sua preferência por produtos de beleza. “Nécessaire cheia no dia das mães? Claro! Me sentir linda também é um presente. Presentes convencionais não me iluminam tanto como um bom iluminador da Dior”, afirmou.
Dilma Marcelino de Oliveira também é anapolina e mãe de dois adolescentes e conta: “Gosto de ganhar presentes de beleza porque amo me cuidar, mas tenho dois filhos, cuido dos meus sobrinhos e meu dinheiro acaba sendo necessário pra outras coisas e, pra mim, isso não pode ser prioridade. Mas é o meu presente preferido, afinal, o dia é meu!”.
Os dados do estudo reforçam uma tendência crescente, o autocuidado vem sendo ressignificado e passa a ser visto não como luxo, mas como parte fundamental do bem-estar feminino.