Comemorado no segundo domingo de maio, o Dia das Mães é considerado uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro. Em Anápolis, comerciantes locais estão confiantes com o potencial de vendas em 2025 e preparam ações especiais para atender à demanda dos consumidores que buscam homenagens e presentes para as mães.
Considerado por muitos empresários como o "segundo Natal" do varejo, o Dia das Mães impulsiona diferentes segmentos do comércio em Anápolis, desde a alimentação até o setor de moda e beleza. A movimentação nas semanas que antecedem a data já é visível para os lojistas, que se organizam com coleções especiais, brindes e promoções.
A empresária Dilene Santos, proprietária da Gigantes da Planet Pizzas, acredita que a data tem um peso significativo para o setor alimentício. “Geralmente nos preparamos muito para o Dia das Mães, pois o consideramos o segundo Natal. As vendas aumentam bastante”, afirma. Segundo ela, os combos de pizzas para grupos maiores são os mais procurados. Embora não realize promoções específicas, a pizzaria oferece mimos e brindes para as mães que frequentam o local no dia da comemoração.
No setor de moda, Juliana Arantes, sócia-proprietária da loja de roupas femininas Viana, compartilha a mesma visão otimista. “A expectativa é positiva. Normalmente, as datas que antecedem feriados tradicionais, como sextas e sábados, costumam ter um aumento significativo no movimento”, diz a empreendedora. A loja aposta em vestidos e saias midi, peças clássicas que agradam quem quer presentear ou se arrumar para o feriado. Para atrair clientes, a Viana preparou promoções e ofertas especiais durante a semana que antecede o Dia das Mães.
Sheila Lima, da loja de bolsas que leva seu nome, reconhece a importância da data para o faturamento, mas pondera diante do atual cenário econômico. “Dia das Mães é uma segunda data muito boa para o comércio. Mas, diante da atual crise que o país enfrenta, não vamos nos aventurar com grandes estoques”, explica. Entre os itens mais vendidos estão bolsas, perfumes e sapatos. Como forma de incentivar as vendas, a loja oferece mimos, promoções para pagamentos à vista e sorteios de brindes.
O setor de beleza também se movimenta. Lilian Braz, proprietária do Estúdio Lilian Braz, relata grandes expectativas para o período. Os tratamentos capilares e serviços de manicure são os mais procurados nessa época. “Preparamos sim, uma ação com a marca Maxline”, revela.
Panorama Nacional
Em âmbito nacional, o comércio varejista projeta movimentar R$ 13,2 bilhões no Dia das Mães de 2024, representando um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O ticket médio de compras para a data está estimado em até R$ 250, com 72% dos consumidores planejando gastar esse valor ou menos. Além disso, 80% dos brasileiros pretendem comprar presentes para o Dia das Mães, um aumento de 14 pontos percentuais em relação ao ano anterior.