O financiamento de veículos em Goiás registrou retração no mês de março. Segundo dados divulgados pela B3 nesta segunda-feira (14), foram financiados 20,5 mil veículos no Estado, entre novos e usados. O número representa uma queda de 4,3% em relação ao mesmo período de 2024 e uma redução de 3,6% na comparação com fevereiro deste ano, a redução foi de 3,6%.
Os dados também revelam que o segmento de autos leves teve retração de 4,1% em comparação com março do ano passado. A queda é ainda mais acentuada quando comparado ao mês anterior: 5,8%.
O financiamento de motocicletas, por outro lado, apresentou estabilidade, com leve recuo de 0,1% na comparação anual, mas um aumento de 2,3% frente a fevereiro. Já os veículos pesados tiveram redução de 6% no comparativo com março de 2024, embora tenham apresentado alta de 3,2% em relação ao mês anterior.
Para Leandro Paixão, consultor de vendas com experiência no setor automotivo em Anápolis, o comportamento do consumidor tem sido diretamente impactado pelo cenário macroeconômico, especialmente pelas decisões de política monetária. “O aumento da taxa Selic fez os juros subirem bastante. Isso afeta diretamente o valor das parcelas e o custo total do financiamento”, explica.
O especialista aponta uma mudança de postura por parte do consumidor. “Os clientes estão mais cautelosos, fazem as contas e, muitas vezes, preferem juntar mais dinheiro e comprar à vista para não pagar juros que consideram abusivos”, revela.