Economia ECONOMIA

Financiamento de veículos recua em Goiás e reflete cautela diante de juros altos

Com redução de 4,3% em março, setor sente impacto da taxa Selic elevada e vê clientes priorizando compras à vista para fugir dos encargos financeiros

15/04/2025 17h00
Por: Janayna Carvalho
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O financiamento de veículos em Goiás registrou retração no mês de março. Segundo dados divulgados pela B3 nesta segunda-feira (14), foram financiados 20,5 mil veículos no Estado, entre novos e usados. O número representa uma queda de 4,3% em relação ao mesmo período de 2024 e uma redução de 3,6% na comparação com fevereiro deste ano, a redução foi de 3,6%.

Os dados também revelam que o segmento de autos leves teve retração de 4,1% em comparação com março do ano passado. A queda é ainda mais acentuada quando comparado ao mês anterior: 5,8%. 

O financiamento de motocicletas, por outro lado, apresentou estabilidade, com leve recuo de 0,1% na comparação anual, mas um aumento de 2,3% frente a fevereiro. Já os veículos pesados tiveram redução de 6% no comparativo com março de 2024, embora tenham apresentado alta de 3,2% em relação ao mês anterior.

Para Leandro Paixão, consultor de vendas com experiência no setor automotivo em Anápolis, o comportamento do consumidor tem sido diretamente impactado pelo cenário macroeconômico, especialmente pelas decisões de política monetária. “O aumento da taxa Selic fez os juros subirem bastante. Isso afeta diretamente o valor das parcelas e o custo total do financiamento”, explica.

O especialista aponta uma mudança de postura por parte do consumidor. “Os clientes estão mais cautelosos, fazem as contas e, muitas vezes, preferem juntar mais dinheiro e comprar à vista para não pagar juros que consideram abusivos”, revela.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.