Cultura RITO RELIGIOSO

Fé e tradição movimentam paróquias de Anápolis na Semana Santa

Programação religiosa da cidade traz procissões, vigílias e encenações, revivendo os últimos momentos de Cristo e intensificando a devoção dos fiéis.

14/04/2025 18h00
Por: Janayna Carvalho
Foto: Paróquia Santíssima Trindade Anápolis
Foto: Paróquia Santíssima Trindade Anápolis

Período de profunda reflexão e devoção para os católicos, a Semana Santa teve início neste domingo (13) e, em Anápolis, as paróquias se preparam para viver momentos intensos de fé, com celebrações que relembram os últimos passos de Jesus Cristo antes de sua ressurreição. Reconhecido mundialmente como a maior festividade do calendário litúrgico cristão, o período é marcado por uma programação diversificada, que inclui procissões, vigílias e encenações.

Na Catedral Senhor Bom Jesus da Lapa, no centro da cidade, as celebrações serão presididas por Dom João Waldemar, bispo coadjutor, devido à recuperação de saúde de Dom João Wilker. A programação começa na Quinta-feira Santa, 17 de abril, com a Missa do Crisma às 9h, onde os padres renovarão suas promessas sacerdotais. Já na Sexta-feira Santa, 18 de abril, a Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz acontece às 15h, seguida da tradicional Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas centrais da cidade às 19h. O Sábado Santo, 19 de abril, traz a Solene Vigília Pascal, às 20h, culminando no grande momento da liturgia cristã. No Domingo de Páscoa, 20 de abril, as missas serão celebradas às 9h, 18h e 20h.

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima também se prepara para uma intensa programação. Nas segunda e terça-feira, as procissões acontecerão após as missas das 19h. Na Quarta-feira Santa, 16 de abril, haverá missas às 7h, 12h e 19h na Matriz, e às 19h na Capela. Às 19h, a tradicional Procissão do Encontro reunirá fiéis de ambos os templos, que caminharão juntos em direção à Matriz. Já na Quinta-feira Santa, a Missa do Crisma será às 9h na Catedral Senhor Bom Jesus da Lapa. Às 19h30, a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés, será celebrada tanto na Matriz quanto na Capela, seguida da Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 15h da Sexta-feira Santa.

Na Sexta-feira Santa, dia de jejum e abstinência de carne, a Via Sacra sairá da Capela às 9h e seguirá em direção à Matriz. Às 15h, a Celebração da Paixão do Senhor ocorrerá em ambas as igrejas, seguida pela Procissão do Senhor Morto, que partirá da Matriz rumo à Capela. Às 19h30, será encenada a Paixão de Cristo no salão da Matriz. O Sábado Santo reserva a Solene Vigília Pascal, às 19h30, onde fiéis são convidados a trazer velas para serem abençoadas, além de adquirirem o Círio Pascal da Família. No Domingo de Páscoa, as missas ocorrerão aos horários habituais: 7h, 9h, 11h, 17h e 19h30.

A Paróquia São Francisco de Assis também se prepara para momentos marcantes. Na Sexta-feira Santa, a comunidade será tocada pela encenação da Paixão de Cristo, que será apresentada às 19h, após a celebração das 15h. No Sábado Santo, a Vigília Pascal será celebrada às 20h, com bênção do fogo novo e da água batismal. O Domingo de Páscoa terá missas às 7h, 9h, 11h, 17h e 19h.

Na Paróquia Sant’Ana, as celebrações começarão na Sexta-feira da Paixão, com a liturgia às 15h, seguida pela encenação da Via-Sacra, que será realizada às 19h, com saída da Capela Santa Clara rumo à Capela Nossa Senhora Aparecida. No Sábado Santo, a comunidade viverá a liturgia da luz e a renovação das promessas batismais durante a Vigília Pascal, às 20h. As missas do Domingo da Ressurreição ocorrerão às 7h30, 9h, 11h, 17h e 19h.

Além das celebrações litúrgicas, a Diocese de Anápolis promove mutirões de confissão, com horários ampliados e reforço no atendimento dos sacerdotes, para facilitar o acesso dos fiéis ao sacramento da reconciliação. A programação completa está disponível no site oficial da Diocese, www.diocesedeanapolis.org.br. As paróquias também oferecem agendas detalhadas, com informações sobre os horários e locais das celebrações, bem como momentos especiais de oração, penitência e reflexão.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.