Política DE OLHO EM 2026

Michel Roriz detalha mudanças no Cidadania e diz que será candidato a deputado estadual

Presidente estadual do partido confirma composição interna que prevê Iure de Castro na liderança e reforça projeto para ampliar a força do partido

14/04/2025 14h00
Por: Emilly Viana
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente estadual do Cidadania em Goiás, Michel Roriz, revelou nesta segunda-feira (14) a intenção de disputar o pleito de 2026 como candidato a deputado estadual e detalhou o processo de composição interna que deve levar o subprocurador-geral da Assembleia Legislativa (Alego), Iure de Castro Silva, à presidência estadual do partido. Iure é pré-candidato ao Senado pela sigla.

“É uma composição que a gente vem fazendo. É bem possível e a gente entende que é por conta da majoritária. Nesse momento, se nós temos um pré-candidato ao Senado, por que não? Esse não é um projeto pessoal. Nunca deixei colocado que a presidência teria que ser minha. A gente entende que eu sou um soldado do partido”, afirmou em entrevista ao programa Painel DM.

Segundo Roriz, a negociação prevê que ele assuma a vice-presidência do Cidadania em Goiás. “Sim, nós temos essa conversa de que ele assumiria a presidência e eu assumiria a vice-presidência. Eu indico a secretaria de articulação política do partido, que é cargo estratégico, indico mais três nomes para dentro da composição da executiva nacional, o Iure traz mais dois nomes e ficam dois ou três nomes das pessoas que hoje estão na executiva do partido”, explicou.

O dirigente fez um balanço de quase dois anos à frente do partido e reforçou a pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026. “O projeto político, desde que eu assumi a presidência do partido, foi cumprido. A minha obrigação era compor uma boa relação com o PSDB. A gente teve alguns embates políticos, cumpriu a obrigação. Tanto que a minha presidência encerraria antes do período eleitoral, justamente porque eu vou disputar a eleição para deputado estadual. Sou pré-candidato a deputado estadual e isso também vai me mandar uma liberdade para disputar uma eleição, rodar o estado”, citou.

Sobre a formação da nova Executiva, Roriz destacou que o seu grupo político terá espaço ampliado dentro do partido. “Então eu fico na executiva do partido. Eu aumento o número de pessoas [do meu grupo político] dentro do partido. Quando eu assumi a presidência existiram outros dois presidentes de partidos anteriores que deixaram pessoas dentro desse partido político. Então você tem uma divisão política interna. Hoje metade da Executiva do partido é de um grupo político nosso”, declarou.

Roriz também adiantou que o vereador João da Luz (Cidadania) deve receber novas responsabilidades internas na legenda. “O João deve assumir a secretaria do partido a nível estadual. Esse é um convite que fiz para ele ontem”, contou.

Nos bastidores, a troca de comando no Cidadania já era cogitada desde março. A mudança marca o retorno de um grupo político que se afastou após a transformação do antigo PPS em Cidadania. A sigla negou que a troca esteja relacionada às críticas feitas por Michel Roriz ao PSDB em entrevistas anteriores, em que o presidente afirmou que os tucanos “precisam entender que encolheram”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.