Esportes PLANEJAMENTO

Grêmio Anápolis aposta em juventude e projeto de base para voltar à elite do Goianão

Após rebaixamento em 2023, clube mantém modelo de formação de atletas e aposta em elenco jovem para buscar o retorno à primeira divisão

09/04/2025 17h00
Por: Janayna Carvalho
Foto: Vinícius Canuto
Foto: Vinícius Canuto

Com o início da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano marcado para 21 de maio, o Grêmio Anápolis acelera os preparativos para tentar retornar à elite estadual. A estreia será em casa, contra o Morrinhos, às 19h. O clube, que viveu o auge recente com o título goiano em 2021, caiu para a segunda divisão em 2023. Agora, o diretor de futebol Muller Meira, aposta na continuidade do projeto de formação de atletas para construir um novo caminho de sucesso.

Em entrevista à Rádio Manchester, Muller Meira detalhou o planejamento para a competição e reafirmou o modelo de clube-empresa que diferencia o Grêmio Anápolis no cenário estadual. “É um clube que, desde a sua fundação, trabalha com uma mentalidade empresarial, voltada à formação e negociação de jogadores. São 26 anos de história apostando em jovens com ambição e potencial. Esse é o nosso DNA, e isso não vai mudar”, afirmou.

A principal aposta para esta edição da Divisão de Acesso é a utilização de uma base formada por jogadores do sub-20. O elenco profissional terá média de idade de 22 anos. “Grande parte dos atletas que estão disputando o sub-20 hoje serão os mesmos que estarão na divisão de acesso. Criamos a categoria justamente para sustentar o trabalho no profissional”, explicou Muller.

Apesar do foco no trabalho de base, a saída recente do técnico Lauro Martins, que esteve à frente do time no sub-20, trouxe mudanças no comando. Segundo o dirigente, a decisão foi tomada com respeito, após uma sequência de resultados que não refletiam o potencial da equipe. “O processo de transição do sub-20 para o profissional estava um pouco distante neste momento. Optamos por encerrar esse ciclo com o Lauro, valorizando o que ele contribuiu, inclusive no acesso do sub-20 no ano passado”, destacou.

A busca por um novo treinador já está em curso, e Muller assegura que o perfil será alinhado com o projeto do clube. “Trabalhar com o Grêmio exige critério. O profissional precisa entender a filosofia, porque não é qualquer um que se adapta ao nosso modelo. Já temos nomes avançados e vamos anunciar alguém à altura do clube nos próximos dias”, disse.
O Grêmio Anápolis será um dos últimos clubes a se apresentar para a disputa, com retorno aos treinos marcado para 21 de abril. O elenco contará com atletas que retornam de empréstimos e reforços pontuais. “Temos uma base já em atividade, então nossa pré-temporada será mais enxuta, mas com qualidade. A ideia é chegar forte para a estreia”, comentou Muller.

A expectativa para a competição também passa pelas mudanças no regulamento. Neste ano, apenas um time será rebaixado, enquanto os dois primeiros garantem o acesso. “Isso equilibra mais a disputa. Antes, com dois rebaixados em oito clubes, a margem de erro era muito pequena. Agora teremos uma condição mais justa”, analisou.

Além do planejamento esportivo, a visibilidade da competição ganhou um reforço importante. A transmissão da Divisão de Acesso pelas TVs Brasil Central e Assembleia Legislativa foi comemorada no clube. “É um avanço imenso. A primeira divisão teve uma repercussão nacional e até internacional com as transmissões. Isso valoriza o campeonato e o trabalho dos clubes, especialmente para nós que precisamos mostrar nossos jovens atletas ao mercado”, pontuou o diretor.

Muller Meira, que é formado em Educação Física e pós-graduado em Gestão de Futebol, tem longa trajetória na formação de atletas. Conhecedor profundo do futebol goiano, ele encara 2025 como um ano de reconstrução para o Grêmio Anápolis. “Temos um projeto sólido, apesar das dificuldades. Vamos com um time jovem, mas competitivo. Queremos surpreender e colocar o Grêmio de volta no lugar que merece: a primeira divisão”, finalizou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.