A Usina Fotovoltaica da Universidade Estadual de Goiás (UEG), construída em parceria com a Companhia Celg de Participações (CelgPar), será inaugurada na manhã desta quarta-feira (09), em Anápolis. O empreendimento está localizado na Fazenda Barreiro do Meio, às margens da BR-153, com entrada pelo Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA).
O complexo ocupa uma área de 100 mil metros quadrados e conta com 11.760 placas solares, com capacidade de geração estimada em 12.633 MWh por ano. Segundo a CelgPar, a produção é suficiente para abastecer mais de três mil residências de padrão médio, além de representar uma economia de até 64,5% nos custos de energia da UEG e da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
A obra foi viabilizada com recursos próprios da CelgPar, sociedade de economia mista cujo acionista majoritário é o Governo de Goiás. O terreno foi cedido pela UEG por meio de convênio, dentro do Programa de Eficiência Energética do Estado, coordenado pela Secretaria Geral de Governo (SGG).
O reitor da UEG, professor Antonio Cruvinel Borges Neto, destacou que além da economia financeira, a usina funcionará como espaço de pesquisa em energias renováveis, ampliando o papel da instituição no campo da inovação e da sustentabilidade. “Para a UEG, a usina não é apenas uma fonte de energia. É também uma fonte de inspiração para nossos pesquisadores, nossos professores e nossos estudantes. Aqui, teremos um laboratório vivo para estudos e práticas em energias renováveis, ampliando ainda mais o papel da UEG como protagonista em inovação e sustentabilidade”, analisa.
Já o presidente da CelgPar, Fernando Navarrete, ressaltou que este é um dos quatro empreendimentos solares da companhia e se insere na política estadual de valorização das fontes limpas de energia. “Energia limpa e renovável é uma necessidade no mundo moderno e desde seus primeiros dias de gestão o governador Ronaldo Caiado soube traduzir este entendimento em apoio às nossas frentes de trabalho, em especial com foco nas potencialidades de geração de energia solar que Goiás oferece. Essa inauguração é um marco importante em um projeto maior que se preocupa com a eficiência energética nos órgãos de administração de estado, e vai gerar uma grande economia à UEG e à Secretaria de Educação”, destaca.
De acordo com os idealizadores, a usina também terá impacto ambiental equivalente ao plantio de mais de sete mil árvores por ano ou à retirada de cerca de 370 veículos das ruas, reforçando o caráter sustentável do projeto.
A inauguração contará com a presença de autoridades estaduais e municipais, incluindo o reitor da universidade e o presidente da CelgPar.