O secretário de Habitação e Planejamento Urbano de Anápolis, Thiago de Sá, revelou, em entrevista ao DM Anápolis, que o plano de requalificação do Centro da cidade inclui o fomento da vida noturna e dá prioridade à execução de obras nas quatro principais ruas da região. De acordo com o secretário, a ideia é devolver protagonismo ao Centro, tornando-o mais atrativo para circulação de pessoas também fora do horário comercial.
“A gente vai buscar fomentar o uso noturno, que a gente sabe que é importante. O serviço tem que voltar para o centro da cidade. Então tudo isso pode ser fomentado com segurança, com qualidade do passeio, com a redução da quantidade de veículos que passam por essas ruas, com a qualidade melhor dos estacionamentos”, citou em evento de lançamento do projeto, nesta segunda-feira (7).
Secretário interino de Obras do município, Thiago de Sá explicou que a intervenção mais intensa será feita em ruas como Engenheiro Portela e 7 de Setembro, além de outras duas vias centrais que concentram o comércio. “Essas principais ruas vão receber a maior parte das obras. Tudo isso o município pode fazer para que o setor privado se organize para novamente atrair a população para o centro da cidade”, disse.
Entre as ações previstas estão ampliação das calçadas, melhorias na acessibilidade, reorganização dos cabos elétricos e modernização da iluminação pública. “Então a ideia é que o centro receba melhor as pessoas, não só os veículos, não só os ônibus, mas sim aqueles que querem caminhar, querem aproveitar o Centro”, destacou.
O edital do concurso público que selecionará o projeto urbanístico ainda será publicado. A previsão é que a escolha do projeto vencedor ocorra em até 90 dias. Segundo o secretário, as empresas interessadas deverão apresentar propostas que contemplem não apenas obras físicas, mas também aspectos culturais e de valorização da história anapolina. “O serviço tem que voltar para o Centro da cidade. Tudo isso pode ser fomentado com segurança e qualidade do passeio urbano”, acrescentou.
Embora ainda não haja definição do valor do investimento, o secretário informou que os custos dependerão do nível de intervenção indicado nos projetos apresentados. A expectativa é que a Prefeitura tenha uma previsão orçamentária mais concreta até meados do ano.
O projeto "Nosso Centro" foi anunciado pela Prefeitura de Anápolis como uma requalificação ampla da área central, com execução prevista para ocorrer por etapas ao longo de três anos. A primeira etapa das obras está prevista para 2026.