Esportes INQUÉRITO CONCLUÍDO

Polícia arquiva denúncia de venda do resultado de Vila Nova x Anápolis

Relatório assinado por delegado aponta que acusação partiu de uma piada, cujo texto padrão está há mais de 25 anos na rede

08/04/2025 12h00
Por: Janayna Carvalho
Foto: Edivair Custódio
Foto: Edivair Custódio

A Polícia Civil de Goiás concluiu o inquérito que apurava uma suposta venda do título do Campeonato Goiano de 2025 pelo Anápolis  ao Vila Nova. As acusações, que circularam em grupos de WhatsApp no dia 1º de abril, um dia após a final, mencionavam a manipulação do resultado da decisão e motivaram a instauração de uma Verificação de Procedência de Informações (VPI) pelo Grupo Especializado de Investigações Criminais (GEIC). O caso gerou grande repercussão após torcedores compartilharem mensagens com acusações de corrupção e a divulgação de imagens do Centro de Treinamento do clube pichado com frases como “jogadore$ vendido$” e “Pix caiu, o título sumiu”.

A investigação, que ouviu atletas do elenco profissional e analisou a origem das mensagens, foi arquivada pelo delegado Luiz Carlos da Cruz Sousa Filho. O relatório concluiu que a denúncia não passou de uma “fake news”. A decisão determinou o imediato arquivamento da notícia-crime “em virtude de manifesta falsidade”, além de comunicar à presidência do clube tricolor sobre a conclusão do caso.

A partida final entre Vila Nova e Anápolis, disputada em dois jogos, terminou com uma virada histórica. No primeiro confronto, realizado no Estádio Jonas Duarte, o Galo venceu por 2 a 0 e parecia próximo do título. No entanto, no jogo de volta, no Serra Dourada, o Tigre reverteu o placar com uma vitória por 3 a 0, conquistando seu 16º título estadual após um jejum de quase vinte anos. A reviravolta em campo contribuiu para que as mensagens falsas ganhassem força nas redes sociais, especialmente em meio à frustração de parte da torcida.

Confira a nota oficial divulgada na íntegra:

NOTA OFICIAL

A Polícia Civil do Estado de Goiás concluiu a investigação referente à denúncia protocolada em virtude das acusações de suposta venda e negociação do resultado da partida entre Vila Nova e Anápolis, válida pela final do Campeonato Goiano 2025, por parte do Galo da Comarca, inquérito n° 2510296132.

Segundo a conclusão, após diligências, depoimentos dos atletas citados e devida investigação, o relatório policial assinado pelo Delegado Luiz Carlos da Cruz Sousa Filho, deu conta de que se trata de uma piada, "fake news", cujo texto padrão circula nas redes sociais há mais de 25 anos, desde a Copa do Mundo de 1998.

Ante o exposto, determinou-se:

"O imediato arquivamento da notícia crime em virtude manifesta falsidade; comunicar a presidência do Anápolis Futebol Clube desse arquivamento, haja vista ter havido a oitiva formal de dois atletas do clube; adoção das medidas cartorárias de praxe."

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.