A manutenção dos cemitérios públicos de Anápolis voltou a ser tema na Câmara Municipal. Nesta segunda-feira (07), durante a sessão ordinária, o vereador Leitão do Sindicato (Avante) usou a tribuna para apresentar denúncias recebidas da população sobre o estado de conservação do Cemitério Memorial Park.
Leitão informou que a manutenção do local é feita por uma empresa terceirizada e cobrou mais rigor da administração na fiscalização do contrato. “É preciso que o diretor daquele cemitério cobre da empresa que toma conta desse trabalho para que possa ser executado”, afirmou o vereador durante a fala no plenário.
Em entrevista ao DM Anápolis, o parlamentar deu mais detalhes sobre a situação. Ele explicou que seu objetivo foi chamar atenção para o tempo insuficiente dedicado à limpeza. “Eu usei [a tribuna] para pedir, para que a equipe fique mais tempo fazendo a limpeza daquele local, porque hoje eles vão lá, ficam dois dias. Dois dias não é suficiente”, disse.
Segundo ele, a informação que recebeu é de que a empresa terceirizada responsável tem destinado apenas dois dias para o serviço no cemitério. “Alguns tempos atrás, eles ficaram um dia e foram embora. Então o que acontece? Dois dias é muito pouco, tem que ficar mais tempo lá, cuidando daqueles locais perto dos túmulos”, destacou.
O vereador também contou que não chegou a entrar no cemitério, mas que tem recebido diversos registros da situação. “Eu passei na porta e recebi várias fotos, várias mensagens, ligações, falando sobre esse assunto”, relatou. “As fotos mostraram realmente que o mato está grande, que precisa de uma manutenção”.
Sobre a atuação da prefeitura, Leitão reforçou que a Câmara tem o papel de fiscalizar e repassar as demandas da população. “Vou cobrar a administração, vou, aliás, fazer um pedido para que a empresa que cuide dessa manutenção fique mais dias. Porque nem tudo o prefeito sabe. Nós temos a obrigação de ajudar o Executivo na execução desses trabalhos, porque muitas vezes o próprio prefeito não sabe o que está acontecendo. Então, por isso, o nosso dever é passar a informação e cobrar das empresas que prestam serviço para a prefeitura, para que façam o serviço com qualidade”.
Questionado se acredita que a empresa deveria estar presente no cemitério todos os dias, o vereador propôs uma frequência mínima. “Eu imagino que, pelo menos, 15 dias por mês, principalmente neste período de chuva. Ela deveria estar 15 dias, era o suficiente. Não precisa ficar efetivamente lá, mas 15 dias eu creio que vai acontecer uma boa manutenção com essa quantidade”.
O problema relatado pelo vereador Leitão do Sindicato não é novo. Em fevereiro, o parlamentar Cabo Fred Caixeta (PRTB) também usou a tribuna da Câmara para cobrar providências quanto à manutenção dos cemitérios municipais, com foco no próprio Memorial Park. Na ocasião, Caixeta afirmou ter visitado o local e constatado abandono, mato alto e ausência de zeladoria adequada.