A conselheira Del Bernardo foi comunicada da perda de seu mandato como conselheira do Conselho Municipal de Cultura (CMC) no fim de semana, dias depois da publicação de um artigo de sua autoria, publicado pelo DM Anápolis, com críticas à administração na gestão do setor cultural.
O mandato de Del Bernardo seguiria até o fim do ano. Segundo as regras, um conselheiro só pode ser destituído em caso de vacância, não comparecimento a três reuniões seguidas sem justificar ou cinco vezes consecutivas, além de uma atitude que desabone o CMC.
Para lembrar
No artigo em questão, a agora ex-conselheira apontou, entre outras questões, atrasos nos lançamentos dos principais editais de fomento à cultura: o Fundo Municipal de Cultura e a Lei Aldir Blanc. Havia também crítica à suspensão da Feira das Águas, cujo anúncio de retomada, que se deu no sábado (5), foi feito um dia depois do artigo publicado.
Interferência
Este não é o primeiro caso de interferência da Prefeitura nos conselhos municipais por críticas à administração neste ano. Houve ainda a tentativa de retirada de Danielle Nava da presidência do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Esse ainda teve uma supressão de publicação no Diário Oficial.
Não deve tardar
A Justiça Eleitoral deu prazo até hoje para manifestação do Ministério Público Eleitoral no processo que pede a cassação da chapa de vereadores do Podemos por fraude em cota de gênero. Este é um dos últimos atos antes do julgamento, e a expectativa é que a sentença do juiz Gabriel Consigliero Lessa saia até o fim de abril.
Carga ampliada
O prefeito Márcio Corrêa (PL) assinou decreto que amplia para 40 horas a disposição da servidora Alaine Alves Valim, que foi controladora-geral do Município na gestão do ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos). Ela é braço direito de Corrêa e sua principal conselheira administrativa. Também ganhou gratificação de mais de R$ 8 mil em janeiro.
Reforma administrativa deve ser levada à Câmara para marcar 100 dias
A reforma administrativa a ser feita pelo prefeito Márcio Corrêa deve ser levada à Câmara nesta semana. O redesenho deve ser um dos marcos dos 100 dias, que serão completados na próxima quinta-feira (10). O número de secretarias, como antecipou o DM, deve mais que dobrar.
Já foram anunciadas algumas pastas, como de Cultura, de Esporte – que serão desmembradas da Integração – e de Segurança Pública, que será uma novidade dentor da administração municipal.