Política NOVELA

Vereador tranquiliza beneficiários do Meu Lote, Minha História: “não vão perder”

Wederson Lopes afirma que prefeito tem buscado apoio do governo federal para programa habitacional

01/04/2025 16h20
Por: Rafael Tomazeti Fonte: Com Lucivan Machado
Foto: Allyne Laís
Foto: Allyne Laís

O vereador Wederson Lopes (UB) tentou tranquilizar nesta terça-feira (1) as famílias contempladas pelo programa ‘Meu Lote, Minha História’. Ao todo, são 723 beneficiários, e a maioria sequer tem o alvará da Prefeitura para iniciar a construção, o que aumenta o temor de que os terrenos sejam perdidos. 

De acordo com o parlamentar, que é da base do prefeito Márcio Corrêa (PL), a administração tem tentado, junto ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recursos para a implementação de um programa habitacional, que incluiria quem foi selecionado no ‘Meu Lote, Minha História’. 

“O prefeito está buscando viabilizar um programa habitacional para construção de casas para família de baixa renda em Anápolis. Não só para o Meu Lote, Minha História, mas para pessoas que estão no déficit habitacional”, disse Lopes em entrevista ao DM Anápolis. 

De acordo com o parlamentar, a dificuldade na emissão do alvará começou ainda na gestão anterior e prosseguiu com a administração atual. Como houve mudança na Prefeitura, muitas famílias passaram a temer ainda mais ficar sem o lote obtido através do programa. 

“Fomos procurados desde o ano passado. Muitas famílias tentaram o alvará e não conseguiram. E agora, com a nova gestão, a preocupação aumentou, pois não conseguiram o alvará e há uma conversa em grupos de WhatsApp de que podem perder seu lote”, disse. 

Wederson Lopes tranquilizou e garantiu que não há intenção de que esses terrenos voltem à Prefeitura. “Tenho a palavra do secretário (Tiago Sá, de Habitação e Planejamento Urbano) e do prefeito de que (os contemplados) não vão perder seu lote, vão ter sua casa e sua moradia. Estão buscando para viabilizar um grande programa habitacional”, frisou. 

De acordo com o vereador, das 723 famílias contempladas, pouco menos de 500 ainda não têm o alvará de construção e, para isso, será necessário o lançamento do programa habitacional. “A nova gestão está apurando a lei, vendo as falhas para viabilizar o recurso”, disse. “Não precisa dessa preocupação. É ter calma”, completou. 

Construindo Sonhos 

Durante a campanha eleitoral, o então candidato Márcio Corrêa prometeu subsídio para 5 mil casas em Anápolis. Depois, este número cresceu para 10 mil. De acordo com ele, na sua gestão, a Prefeitura subsidiaria totalmente a entrada e garantiria parcelas de valor menor, entre R$ 300 e R$ 400, por meio de uma parceria entre a iniciativa pública e privada. 

Corrêa chegou a dizer em janeiro que poderia ter novidades ainda no primeiro semestre, mas não voltou a abordar o tema.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.