Deve ser votado nesta semana o projeto de lei que cria o cartão corporativo na Prefeitura de Anápolis. O texto foi apresentado em fevereiro, passou pelas comissões e enfrentou pedidos de vista dos vereadores Rimet Jules (PT), Alex Martins (PP), Fred Caixeta (PRTB), Luzimar Silva (PP) e Domingos Paula (PDT).
O projeto regulamenta o chamado regime de adiantamento, com possibilidade de que os portadores do cartão – que serão definidos em ato do prefeito – possam gastar até R$ 25 mil por mês. A tendência é de aprovação. Com a lei, a administração diz que quer “modernizar e desburocratizar” a máquina pública.
Emendas
Devem ser apresentadas propostas de emendas modificativas ao texto, na ideia de dar mais transparência. O texto é vago na descrição de como será feita a prestação de contas e onde serão publicizados os gastos. Rimet Jules e Fred Caixeta já anunciaram que colocarão em votação proposta de mudanças no projeto.
Sessões remarcadas
Nesta semana, as sessões da Câmara Municipal ocorrerão na terça-feira (1), quarta-feira (2) e quinta-feira (3). A Casa aprovou alteração do calendário para que os vereadores sejam liberados das ordinárias durante o período entre 17 de abril e 4 de maio. Os feriados da Sexta-Feira Santa e de Tiradentes estarão neste interim.
Engajamento
Políticos de Anápolis tomarão nesta semana voo rumo a Salvador. Muitos vão à capital baiana para o lançamento da pré-candidatura do governador Ronaldo Caiado (UB) à presidência da República. Entre os nomes destacados estão da deputada estadual Vivian Naves (PP), do ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos) e da presidente municipal do UB, Eerizania Freitas.
E o decreto?
Duas semanas se passaram desde que o prefeito Márcio Corrêa (PL) prometeu um decreto direcionado à Saneago. Não veio, apesar de uma nova escalada nas cobranças à concessionária, que foi inclusive alvo de uma decisão judicial que a impede de realizar cortes por inadimplência na cidade. O tema Saneago é visto pela administração como um vetor de popularidade.
Corrêa caminha para apoiar reeleição de Silvye Alves à Câmara dos Deputados
Para muitos aliados, é provável que o prefeito Márcio Corrêa apoie à reeleição da deputada federal Silvye Alves (UB). Depois da eleição dele, a parlamentar destinou mais de R$ 5 milhões à cidade para a realização de cirurgias eletivas. Também fechou com Corrêa uma parceria para evento da TV Serra Dourada e da Prefeitura no sábado (29), no Parque da Jaiara.
A jornalista era crítica de Roberto Naves (Republicanos) e fez declarações públicas, no ano passado, de que ele não a deixou “entrar na cidade”.