Economia MERCADO DE TRABALHO

Anápolis abre 1,1 mil vagas de emprego em fevereiro, diz Caged

Setor de serviços foi o principal responsável pela alta, mas todos tiveram saldo positivo no mês

31/03/2025 13h00
Por: Rafael Tomazeti
Foto: Prefeitura de Anápolis
Foto: Prefeitura de Anápolis

Anápolis fechou fevereiro com saldo de 1.154 vagas de emprego abertas no mercado formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, do governo federal. Este é o resultado de 6.830 contratações e 5.676 desligamentos no último mês.

O número de vagas abertas é levemente maior que o do ano passado, quando foram criados novos 1.060 postos de trabalho, mas representa um avanço de 63,4% em relação a janeiro de 2025, quando a cidade teve um saldo positivo de 706 vagas.

Em dois meses já consolidados pelo Caged este ano, o município abriu 1860 novos empregos formais, o que mantém o ritmo de alta apresentado nos últimos anos. O estoque de postos de trabalho fechou fevereiro com 116.541, conforme o Caged.

Por setor

Todos os segmentos econômicos tiveram saldo positivo em fevereiro. A alta foi puxada pelo setor de serviços, que criou 827 novas vagas no município. Depois, aparece a indústria, com 126. O comércio empregou 106 pessoas a mais, e a construção colocou mais 94 trabalhadores na ativa. A agropecuária fechou com uma vaga a mais que em janeiro.

Mercado aquecido

Anápolis fechou o ano de 2024 com média de 23 vagas de emprego formal abertas por dia. Em dezembro, o município teve o único resultado negativo do ano, com 640 vagas fechadas. No entanto, historicamente, a cidade sempre tem retração no mercado de trabalho no último mês do ano.

Ao todo, em 2024, o saldo foi positivo, com expansão dos postos de trabalho em 8.408. Durante o ano passado, Anápolis experimentou diversos recordes mensais dentro da série histórica. Em junho, por exemplo, foram abertas 1264 vagas, segundo maior número da série histórica, atrás apenas de fevereiro de 2020, quando houve 1285 novos postos de trabalho.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.