Um estudo especial realizado pela Serasa revelou que 57 milhões de brasileiros desconhecem que possuem dívidas atreladas ao seu CPF ou CNPJ. Desses, ao menos 19 milhões foram negativados pelos credores, tornando-se parte do Cadastro de Inadimplentes sem saber. Esse grupo inclui tanto consumidores quanto pequenos empreendedores que não monitoram regularmente sua situação financeira, o que pode gerar surpresas desagradáveis ao tentarem contratar crédito ou acessar serviços básicos.
De acordo com a Serasa, muitos desconhecem que há um total de 267 milhões de ofertas disponíveis para negociação, com vantagens como descontos significativos, pagamento via Pix para baixa imediata da negativação e atualização instantânea do Serasa Score. As dívidas estão distribuídas em setores diversos, incluindo bancos, operadoras de cartão de crédito, securitizadoras, universidades, redes varejistas, supermercados e prestadoras de serviços essenciais, como energia, água, telefonia e internet.
Aline Maciel, especialista da Serasa em educação financeira, destaca que a falta de monitoramento do CPF/CNPJ, dados cadastrais desatualizados e a desinformação financeira são fatores que contribuem para essa realidade. “Muitos consumidores e empreendedores só descobrem pendências financeiras ao tentar contratar um financiamento, fazer crediário ou acessar um serviço básico”, explica Aline, gerente da plataforma Limpa Nome. “O controle da situação do nome acaba ficando em segundo plano, levando a descobertas tardias, quando a dívida já foi negativada.”
Carlos Alberto, consumidor anapolino que aderiu ao programa de negociação, conta que só descobriu sua dívida ao tentar financiar um eletrodoméstico. “Não fazia ideia de que meu nome estava negativado. Quando consultei o aplicativo da Serasa, vi que tinha uma pendência antiga com um cartão de crédito. Consegui um desconto de 80% e resolvi tudo na hora, sem burocracia”, relata.
Para facilitar a regularização financeira, a Serasa disponibiliza a consulta gratuita de débitos no site www.serasalimpanome.com.br, no aplicativo para Android e iOS, pelo WhatsApp (11) 99575-2096 e presencialmente em 10 mil agências dos Correios em todo o Brasil, com isenção de taxas para negociações realizadas até 31 de março.