Em entrevista ao DM Anápolis, o vereador Jakson Charles (PSB) afirmou que a Saneago se comprometeu a corrigir, até o mês de maio, todos os passivos relacionados a serviços mal executados por empreiteiras contratadas pela estatal em Anápolis. A declaração foi dada após reunião realizada nesta terça-feira (25), que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) do prefeito Márcio Corrêa (PL), do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, e de equipes técnicas da companhia, da prefeitura e da Agência Reguladora do Município (ARM).
“A questão é a prestação de serviço feita pelas empreiteiras contratadas pela Saneago. A recuperação do asfalto e também a destruição das calçadas está gerando um desconforto, uma revolta com o povo anapolino. E quem está pagando com isso? Somos nós. Os vereadores, o prefeito”, disse Jakson, ao apontar que a principal reclamação da população é a má qualidade das obras. “Tapam um buraco e daqui a quinze dias a prefeitura tem que ir lá e fazer de novo. É péssimo o serviço”, criticou.
O vereador informou ainda que os passivos estão catalogados e que, segundo o compromisso firmado na reunião, até maio todos os pontos com calçadas quebradas, buracos não corrigidos e serviços mal feitos devem ser resolvidos. “Inclusive aqueles que foram mal feitos serão refeitos. Essa é a proposta apresentada pela Saneago ao prefeito Márcio Corrêa e a todos que estiveram na reunião”, declarou.
A partir de agora, segundo Jakson Charles, uma nova metodologia de execução das ligações será adotada. Os serviços também terão maior acompanhamento por parte da prefeitura e da ARM, conforme relatou o parlamentar.
A reunião discutiu, ainda, a necessidade de a prefeitura participar da autorização de novas aberturas de vias, até que o passivo atual seja eliminado. “Se nós temos vários serviços a serem complementados, não justifica fazer novas aberturas. Senão vai ficar sempre essa questão do passivo para frente”, destacou o vereador.
Nesta semana, a Prefeitura de Anápolis iniciou o cadastramento de demandas relacionadas às intervenções que não foram executadas corretamente pela Saneago. A ação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, com pinturas de identificação nos locais que apresentam irregularidades. A ideia é formalizar as notificações para que a concessionária adote as medidas legais necessárias.
A população também pode colaborar. Quem identificar buracos, desníveis, vazamentos ou outras falhas decorrentes de obras da companhia pode fazer o registro por meio do Zap da Prefeitura, pelo número 156, enviando fotos atualizadas, o endereço completo e uma descrição breve do problema.
Atendimento
As cobranças por melhorias ocorrem em um momento de pressão crescente sobre a Saneago. Na última semana, a ARM acionou a companhia na Justiça por falhas nos canais de atendimento ao consumidor. A ação civil pública protocolada pela agência pediu a suspensão dos cortes de água até que os serviços de atendimento, como o 0800 e o WhatsApp – fora do ar desde fevereiro –, fossem restabelecidos.
Em nota ao DM Anápolis, a Saneago reiterou seu compromisso com a qualidade da prestação dos serviços e afirmou que mantém diálogo permanente com as autoridades municipais e com a ARM. A companhia disse ainda que reconhece os transtornos causados pelas obras de ampliação e modernização do sistema de água e esgoto e que está aprimorando os procedimentos de fiscalização das empresas terceirizadas.