A Companhia Anapolina de Teatro (CAT) estreia, nesta quarta-feira (26), o espetáculo "Página Um" no Teatro Municipal de Anápolis, abrindo oficialmente a programação do 10º Encontro de Vozes do Ensino e Extensão em Teatro de Anápolis (EVOETA). O evento faz parte da Quarta Cultural, iniciativa promovida pela Diretoria de Cultura da cidade. A peça tem entrada gratuita e será apresentada às 19h.
Com direção de Ale Carneiro, novo coordenador da CAT, "Página Um" é inspirado em textos de escritores e escritoras anapolinos, trazendo uma reflexão sobre palavras e memórias através do teatro. "Alguns seres brincam por entre as folhas e as palavras, sempre na busca de um lugar, num movimento constante e com a missão de não deixá-las irem embora", destaca a sinopse do espetáculo. O elenco conta com os atores Allee Pink, Danilo Leão, Gabriel Vilela e Sérgio Inocêncio.
Ale Carneiro explica que a CAT faz parte dos grupos de excelência artística da Prefeitura de Anápolis, ao lado da Orquestra Sinfônica, do Coro Municipal, da Bandalheira de Prata e do Corpo de Baile. "A companhia retoma os trabalhos este ano com essa estreia, dentro de um evento tão importante como o EVOETA, que celebra o teatro e o circo", ressalta o diretor.
O espetáculo promete um visual marcante, combinando cenografia, figurino e efeitos de iluminação para proporcionar uma experiência imersiva ao público. "Os anapolinos podem esperar uma peça leve, em alguns momentos divertida e, em outros, reflexiva. A ideia é usar as palavras dos escritores da cidade para despertar emoções e reflexões", afirma Carneiro.
Planos para o ano
Além da estreia de "Página Um", a CAT tem uma programação movimentada para 2025. Nesta sexta-feira (28), uma das atrizes da companhia, Allee Pink, participará do evento "Mulheres que Encantam", organizado pela primeira-dama do município. A companhia também firmou uma parceria com o Procon para apresentações teatrais educativas sobre direitos do consumidor em escolas públicas.
O plano é levar "Página Um" para diferentes espaços culturais e bairros da cidade, tornando o teatro mais acessível. "Queremos apresentar essa peça pelo menos uma vez por mês em locais diversos, inclusive na UEG e em regiões periféricas", explica o diretor.
Em outubro, a companhia deve estrear um espetáculo infantil dentro da programação da Quarta Cultural. "Nosso objetivo é sempre trazer teatro de qualidade para Anápolis, levando cultura, entretenimento e reflexão para os mais variados públicos", conclui Ale Carneiro.