Esportes ESPORTE

Ritbox: treino ritmado conquista anapolinos com promessa de diversão e transformação física

Modalidade alia música, exercícios de alta intensidade e impacto positivo na saúde mental

26/03/2025 18h00
Por: Lara Duarte Fonte: Modalidade alia música, exercícios de alta intensidade e impacto positivo na saúde mental
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Unindo dança, música e exercícios de alta intensidade, o Ritbox vem ganhando cada vez mais adeptos em Anápolis. Criado por Wesley Hayka, o método promete queima calórica elevada, ganho de força, melhora do condicionamento físico e um impacto positivo na saúde mental. Com treinos presenciais e digitais, a modalidade se tornou uma alternativa para quem busca resultados sem abrir mão da diversão.

A coach Gabriella Soares Clemente, uma das pioneiras do Ritbox na cidade, explica os benefícios do método. “O Ritbox proporciona perda de peso, ganho de massa, força, fortalecimento e muita diversão! Ele gera um gasto calórico alto, podendo eliminar até 800 calorias por aula, dependendo da intensidade dos exercícios”, afirma. Além disso, segundo ela, a prática melhora o condicionamento físico e a resistência cardiovascular e pulmonar.

Para além dos benefícios físicos, o Ritbox também tem impacto na saúde mental. Gabriella relata que muitas alunas chegam à modalidade enfrentando ansiedade e depressão e relatam melhoras significativas. “O Ritbox auxilia grandemente na redução do estresse e ansiedade, que são as doenças deste século. Já tive uma aluna cujo médico retirou sua medicação com a condição de que ela praticasse Ritbox todos os dias. Ou seja, o Ritbox de fato transforma vidas, corpos e, principalmente, a mente”.

A popularidade do Ritbox tem crescido não só em Anápolis, mas em diversas regiões do Brasil. Em fevereiro, a modalidade reuniu 10 mil pessoas no maior aulão do mundo, realizado em Salvador (BA). A coach destaca que o diferencial do método está na união de treino e música. “Existem muitas pessoas que já tentaram de tudo para emagrecer e não conseguiram. O Ritbox atingiu esse público ao permitir que eles treinassem com alta intensidade de forma divertida”, explica.

A modalidade também se adapta a diferentes perfis. “O Ritbox pode ser praticado por todos e em todas as faixas etárias. Pessoas sedentárias podem começar com exercícios adaptados, enquanto atletas conseguem intensificar seus treinos”, diz Gabriella. No entanto, ela ressalta a necessidade de cuidados em casos específicos. “Gestantes, pessoas com problemas cardíacos ou limitações físicas devem consultar um médico antes de iniciar”.

Uma das diferenças do Ritbox para outros treinos funcionais está na metodologia. “O Ritbox baseia-se em um treino no ritmo da música, tornando a prática mais divertida e dinâmica. As aulas seguem uma estrutura coreografada, incluindo movimentos de luta, dança e exercícios de alta intensidade, sem necessidade de equipamentos”, compara Gabriella. Já o funcional tradicional, segundo ela, foca na execução dos movimentos e pode incluir circuitos e diferentes tipos de equipamentos.

A presença digital é outro diferencial da modalidade. “Já existem milhares de pessoas treinando em casa, sem precisar ir à academia. Muitas mulheres participam do meu desafio digital, que criei para ajudar quem deseja transformar o corpo sem sair de casa”, relata Gabriella. Segundo ela, essa comunidade se tornou um espaço de acolhimento e incentivo. “Não há alegria maior do que ver no olhar delas a autoestima sendo recuperada".

A aluna Joyce da Silva Corrêa destaca a mudança na qualidade de vida como principal motivação para praticar Ritbox. “O que me motiva é a qualidade de vida que estou tendo. Meu corpo já não é o mesmo de antes, graças a Deus”, afirma. Ela também percebe melhorias no condicionamento físico. “Hoje consigo fazer coisas que antes eram impossíveis, tenho mais disposição até para brincar com meus filhos". 

No aspecto emocional, Joyce diz que o treino impactou diretamente seu humor e bem-estar. “Ritbox, para mim, é vida. Não consigo ficar sem. Além disso, tem me ajudado muito com a ansiedade e até com a insônia. Antes, tinha crises fortes. Agora, não é que não tenho mais, mas quase zero”, relata.

Para Anna Cecília Domingues, outro ponto atrativo da modalidade é a dinâmica das aulas. “Diferente da musculação, que pode ser engessada, o Ritbox muda a cada aula. Além de ganhar massa muscular e perder gordura, o estímulo sonoro faz diferença”, explica. A aluna destaca que a prática ajudou a reduzir o uso de medicação controlada. “Estava tomando remédios para ansiedade e depressão, mas, após três meses de Ritbox, recebi alta, com o acordo de que não pararia mais de treinar". 

Anna também notou mudanças no condicionamento físico, especialmente devido à bronquite asmática. “Antes, subir escadas ou ladeiras era um problema, mas isso melhorou consideravelmente. Agora, não tenho mais dificuldades”, afirma. A ausência dos treinos, segundo ela, reflete diretamente no bem-estar. “Sem Ritbox, minha insônia, mau humor, ansiedade e compulsão alimentar voltam. Quando retorno, tudo se estabiliza".

Para muitas alunas, o treino é desafiador e divertido ao mesmo tempo. “O Ritbox é o equilíbrio perfeito. Ele é realmente desafiador, principalmente para quem está com sobrepeso ou não está acostumado com cardio intenso. Mas a modalidade abraça a todos, oferecendo adaptações para quem precisa”, diz Anna.

Além disso, a conexão com a música torna a experiência ainda mais envolvente. “Nas festas, quando tocam as músicas que usamos nos treinos, só lembramos das aulas”, brinca Anna. Segundo ela, essa associação entre treino e diversão é um dos principais motivos para a fidelização dos alunos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.