Esportes HISTÓRICO PRÓ-GALO

Vantagem de dois gols jamais foi revertida na final do Goianão

Com vitória por 2 a 0 no Jonas Duarte, Galo da Comarca fica perto do título estadual; retrospecto aponta que nenhum time reverteu esse placar em decisões do Campeonato Goiano

24/03/2025 18h00
Por: Janayna Carvalho
 Vinicius Canuto
Vinicius Canuto

A vantagem aberta pelo Anápolis neste domingo (23), diante do Vila Nova, colocou o time muito perto do título, de acordo com as estatísticas do Campeonato Goiano. O placar de 2 a 0 nunca foi revertido numa final de Goianão de dois jogos, histórico que o Galo da Comarca espera fazer valer no próximo domingo (30), no duelo de volta, no Serra Dourada.

Embora o futebol seja um terreno fértil para reviravoltas, as estatísticas evidenciam a dificuldade de superar essa margem em decisões estaduais. Um dos exemplos mais emblemáticos ocorreu em 2023, quando o Atlético-GO venceu o primeiro jogo da final por 2 a 0 contra o Goiás. No duelo de volta, o time esmeraldino devolveu o placar, mas a decisão acabou nos pênaltis, com o Atlético-GO garantindo o título. Em outra ocasião, na final de 2009, o Goiás conseguiu superar uma derrota por 2 a 1 no jogo de ida contra o próprio Atlético-GO, vencendo a volta por 2 a 0 e ficando com a taça. No entanto, nesses cenários, a virada total do placar agregado foi alcançada com diferenças menores ou somente através das penalidades.

Diante do desafio, o presidente do Vila Nova, Hugo Jorge Bravo, admitiu as dificuldades, mas garantiu que a equipe ainda está viva na disputa. “Seguimos muito vivos na competição e estamos pedindo o voto de confiança do torcedor. Vamos lotar o Serra Dourada e, se não lotar, vai quem está com energia e ainda acreditando”, afirmou. A decisão será no próximo domingo, 30 de março, às 17 horas, no Serra Dourada. Para conquistar o título no tempo normal, o Vila precisará de uma vitória por três gols de diferença. Se devolver os 2 a 0, a definição irá para os pênaltis.

Com a vantagem consolidada e a história a seu favor, o Anápolis está muito próximo de um título histórico. O Vila Nova, por sua vez, se vê diante da missão de quebrar um tabu e reescrever os registros do Campeonato Goiano. A finalíssima promete fortes emoções e poderá trazer o Bicampeonato para o Galo da comarca e registrar na história do futebol 2 títulos para a cidade de Anápolis em cima do Tigre em cinco anos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.