O Anápolis mostrou postura de campeão neste domingo (23), num jogo mágico para a torcida tricolor no Jonas Duarte. Depois de quase 80 minutos – na soma dos acréscimos - com um a menos, o Galo da Comarca bateu o Vila Nova por 2 a 0 e abriu boa vantagem para a volta, que será no Serra Dourada, no próximo domingo (30).
Os gols saíram já no finzinho, com Locatelli e Samuel Michels. No primeiro tempo, Rubinho foi expulso e dificultou a vida do Anápolis, que teve o goleiro Paulo Henrique como um dos grandes destaques da partida, com várias defesas muito importantes.
O jogo
A partida começou com mais de uma hora e meia de atraso por conta das fortes chuvas que caíram na cidade antes de a bola rolar. O gramado ficou encharcado, e a bola rolou por volta de 18h35 – quando o duelo estava inicialmente marcado para 17h. Quando o apito soou, o Vila Nova teve um gol anulado logo de cara, antes de um minuto, por um impedimento.
O Galo chegou apenas uma vez na primeira etapa, numa cabeçada de Ariel que rendeu uma bela defesa de Halls. Depois, num lance capital, Rubinho fez falta em Poveda. Inicialmente, o árbitro marcou pênalti. Chamado pelo VAR, verificou que a falta foi fora da área e expulsou Rubinho – que era o último homem no lance.
Com 10, o Tricolor da Boa Vista viu-se recuado. O Vila Nova tentou atacar, mas também não foi muito incisivo. Os colorados tiveram as melhores chances na etapa final. Paulo Henrique fez grande defesa na cabeçada de Igor Henrique. Gabriel Poveda, na cara do goleiro, perdeu outras duas vezes.
Do outro lado, João Celeri teve ótima chance para colocar os tricolores na frente. Porém, na disputa com Tiago Pagnussat, tropeçou e pediu pênalti. A arbitragem nada marcou.
Quando tudo parecia caminhar para um empate, a defesa do Vila Nova entregou o ouro duas vezes. Na primeira, numa saída errada, Locatelli chutou, Halls pegou e deu rebote. Samuel Michels tocou para o meio e o próprio Locatelli completou para as redes. Para fazer a torcida explodir, no último lance, Diego Torres recuou para Halls, que se embananou todo e entregou para Michels. De longe, o atleta encobriu o arqueiro e fez explodir o Jonas Duarte.
Com o resultado, o Anápolis pode perder por até um gol para levar a taça do Campeonato Goiano. A bola rola às 17h, no Serra Dourada. Um título quebraria um tabu de 60 anos.