O outono de 2025 começou às 6h02 do dia 20 de março. A estação é marcada pela transição entre o período mais quente e o mais frio do ano, e uma das características mais marcantes é a diminuição gradativa das temperaturas ao longo das semanas, até a chegada do inverno.
A mudança de estação também marca o início do calendário de vacinação contra influenza, vírus que afeta o sistema respiratório. De acordo com o médico responsável pelo Laboratório Teuto, Dr. Nirley Arataque, é fundamental se vacinar antes da chegada do inverno para se prevenir da gripe e dos casos graves da doença.
“É super importante começar a vacinação antes para que a pessoa adquira imunidade para enfrentar o inverno, época em que adoecemos mais por conta das viroses, principalmente crianças e idosos, que são mais susceptíveis”, afirma. Segundo o médico, a imunidade dos idosos diminui naturalmente por conta da idade, o que pode causar doenças crônicas. Nas crianças, o sistema imunológico ainda está em processo de desenvolvimento.
As vitaminas são uma das alternativas para estimular o sistema imunológico. Independentemente da idade, quando usadas corretamente, ajudam a regular o metabolismo e possibilitam uma vida mais saudável. O Teuto, por exemplo, conta com a A-Z (Suplemento Vitamínico e Mineral), que atua como complemento à alimentação com as vitaminas e minerais essenciais ao organismo.
“Tem que se cuidar o ano inteiro, entender seu organismo, ter uma alimentação saudável, fazer atividade física, dormir bem. Se você tiver uma quantidade de vitamina menor do que o seu organismo precisa, você precisa repor aquilo através de alimento ou por meio de vitaminas mesmo”, destaca Dr. Nirley. O Teuto é uma solução completa em saúde e conta com uma gama de produtos que podem ajudar na prevenção e tratamento de doenças respiratórias, como gripes, resfriados, sinusites, otites e pneumonias.
Alguns casos, como pneumonia, são muito graves e exigem um cuidado maior. “É preciso diferenciar o que é viral do que é bacteriano e saber também se é uma gripe comum ou algo mais agressivo que precise de tratamento hospitalar”.
Segundo Nirley, o outono é o prazo ideal para completar o ciclo de imunização. “Quando você se vacina, são necessários de 15 a 30 dias para adquirir certa imunidade contra o que você está vacinando. O mesmo ocorre quando você tem alguma deficiência de qualquer tipo de vitamina, não é tomando uma vitamina hoje que amanhã já estará normalizado, leva um tempo para o organismo responder, assim como o sistema imunológico”, conclui.