A Agência Reguladora do Município de Anápolis (ARM) acionou a Saneago na Justiça por descumprimento de contrato e falhas nos canais de atendimento ao consumidor. A ação civil pública, protocolada na Vara da Fazenda Pública Municipal, pede a suspensão dos cortes no fornecimento de água até que os serviços de atendimento sejam normalizados. Segundo a ARM, o 0800 e o WhatsApp da Saneago estão fora do ar desde 26 de fevereiro, o que dificultou a comunicação de moradores que precisam resolver pendências com a concessionária.
Ao DM Anápolis, o presidente da ARM, Robson Torres, relatou que os consumidores não conseguem relatar vazamentos, solicitar segundas vias de faturas ou pedir a religação do serviço. “A população está sofrendo porque não consegue falar com a Saneago. Vazamento de água, esgoto, pagamento de contas para evitar corte. Ninguém consegue atendimento. Estamos recebendo inúmeras denúncias de imobiliárias e cidadãos surpresos com cortes de água sem sequer conseguir gerar um boleto para pagamento”, contou.
A ação movida pela agência reguladora detalha que a Saneago está descumprindo uma lei federal que obriga grandes concessionárias a manterem um canal de atendimento telefônico gratuito para os consumidores. A ARM também constatou que a troca da empresa responsável pelo atendimento da Saneago deixou a operação com apenas 30% do efetivo anterior.
O pedido da ARM solicita que a Justiça determine a suspensão imediata dos cortes de água até que a empresa restabeleça integralmente os canais de atendimento. Além disso, requer que a Saneago disponibilize um novo número telefônico ou plataforma alternativa para a emissão de faturas e atendimento a emergências. Caso a concessionária descumpra a decisão, a agência pede a aplicação de multa diária de R$ 100 mil.
“A defesa da Saneago é que a população pode acessar a empresa pelo Instagram, Facebook e site, mas como ficam aqueles que não têm acesso ou não sabem usar essas ferramentas? Muitas pessoas mais simples, idosos, pequenos comerciantes não conseguem resolver suas pendências dessa forma. A lei federal exige um canal de atendimento telefônico gratuito, e a Saneago está descumprindo essa obrigação”, criticou o presidente da ARM.
A companhia tem protagonizado uma série de problemas em Anápolis nos últimos meses. No início deste ano, a concessionária foi alvo de reclamações devido ao fornecimento de água com coloração escura em diversas regiões da cidade, o que levou a uma mobilização do Procon e da ARM. Além disso, a prefeitura já havia sinalizado insatisfação com a prestação dos serviços e chegou a ameaçar a rescisão do contrato de concessão.
Agora, a ação movida pela agência reguladora ainda aguarda decisão judicial. Em nota ao DM Anápolis, a Saneago comunicou que reafirma seu compromisso em prestar serviços de excelência à população e que mantém diálogo constante com diversos entes. "Diante disso, está analisando tais reclamações e avaliando a adoção das medidas necessárias", finaliza o texto.