O projeto "Centro Oeste em Dança" está com inscrições abertas até o dia 21 de março para uma jornada de aprendizado teórico e prático em dança circular. A iniciativa é gratuita e busca fortalecer a prática coletiva e cooperativa.
Criado pelos focalizadores Everson Basili e Lara Reis, de Anápolis, em parceria com Cláudia Prado, de Goiânia, o evento contará com encontros mensais na capital goiana durante seis meses. Além disso, a formação terá a presença de especialistas nacionais e internacionais, além de apresentações com música ao vivo.
As inscrições devem ser realizadas através do site codanca.com.br. Já os encontros ocorrerão na Associação dos Auditores de Tributos do Fisco Municipal de Goiânia (AFFIM), localizada na Av. Rio Branco, 586 - St. Jaó - Goiânia. As atividades serão realizadas aos sábados, das 9h às 12h30 e das 14h30 às 18h, e aos domingos, das 9h às 12h. Nos módulos 4, 5 e 6, haverá ainda um encontro extra às sextas-feiras, das 19h30 às 21h30.
O projeto é voltado tanto para iniciantes quanto para pessoas com experiência na dança circular. A seleção dos participantes levará em conta a diversidade de perfis e o interesse demonstrado na inscrição. Ao final da formação, os participantes receberão certificação.
As danças circulares são práticas realizadas em grupo, seguindo coreografias inspiradas em danças tradicionais de diferentes culturas, além de movimentos contemporâneos. Diferente das danças étnicas, que estão ligadas a ritos e tradições específicas de um povo, a dança circular tem um caráter inclusivo e pedagógico, estimulando a coletividade e a comunicação entre os participantes. Já as chamadas danças circulares sagradas resgatam valores humanos e incentivam a cooperação de forma desierarquizada.
Formação
Ao longo dos seis meses, os encontros ocorrerão sempre no último fim de semana de cada mês, sendo organizados em módulos temáticos. O primeiro abordará a essência das danças circulares, seguido de aulas sobre corpo em movimento, harmonia coletiva, raízes folclóricas, tradição viva e, por fim, um encerramento especial.
Além dos organizadores goianos, o evento contará com a participação de focalizadores convidados, como Cláudio Delfini (São Paulo) e Jorgelina Forero (Argentina), que estará em Goiânia pela primeira vez. Já a trilha sonora será ao vivo, conduzida pelo Grupo Yamam Trio, composto por Gabriel Levy, Marcus Simon e Cagdas Ustuntas (Turquia), além da cantora Rita de Cássia Braga (Grupo Mawaca) e do músico Angelo Miguel Serrano (A Magnífica Orchestra).
Origem do projeto
O "Centro Oeste em Dança" nasceu da colaboração entre Lara Reis, Everson Basili e Cláudia Prado. Lara e Everson já promoviam oficinas e encontros dentro do projeto "Corpo que Dança", realizado em Anápolis, e ao longo do tempo passaram a contar com a participação de Cláudia, que atua em Goiânia. Dessa parceria, surgiu a ideia de criar uma formação mais extensa, com mais de 80 horas de aprendizado, fortalecendo a prática na região e trazendo especialistas de diferentes partes do Brasil e do exterior.
O projeto foi contemplado pelo Edital Formação Cultural nº 02/2025 e é realizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), Governo de Goiás e Ministério da Cultura