A Prefeitura de Anápolis informou nesta quarta-feira (19) que, em 78 dias, fez 1.671 cirurgias eletivas. O número, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, corresponde a 150% da meta estipulada para os primeiros 100 dias de gestão. O prefeito Márcio Corrêa (PL) havia dito, ainda enquanto candidato, que zeraria a fila nos primeiros meses de administração.
Conforme a Prefeitura, os pacientes em questão aguardavam intervenções cirúrgicas gerais, ortopédicas, oftalmológicas e ginecológicas.
A meta inicial, de acordo com a Secretaria de Saúde, era chegar ao dia 10 de abril com ao menos 1 mil pacientes atendidos. A pasta alega que uma força-tarefa permitiu que mais pessoas fossem chamadas rapidamente para os procedimentos.
Há ainda alguns pacientes registrados na fila que não realizaram a cirurgia, segundo a secretaria, em decorrência de terem fornecido dados incorretos no sistema, o que impossibilitou o contato.
Dessa forma, aqueles que estão na fila de espera aguardando cirurgias eletivas devem entrar em contato com a Regulação do Município e atualizar o cadastro.
A realização de cirurgias eletivas começou em janeiro deste ano, a previsão é que o trabalho seja intensificado para zerar a fila de espera nos próximos meses. Não foi informado o número atual da fila.
Emenda
A Prefeitura ainda aguarda a liberação de uma emenda de mais de R$ 5 milhões da deputada federal Silvye Alves (UB), que foi anunciada ainda em janeiro. Como a fila foi zerada, o recurso poderá ser utilizado em outras cirurgias eletivas. A administração também promove, em parceria com o Cerof, da UFG, a realização de cirurgias de catarata.