Esportes RECLAMAÇÃO

Conselho esclarece regras de gratuidades para idosos nos jogos do Anápolis

Muitos torcedores reclamaram após terem ficado de fora do estádio com esgotamento dos bilhetes gratuitos

19/03/2025 08h00
Por: Janayna Carvalho Fonte: com Lucivan Machado
Reprodução Anápolis FC
Reprodução Anápolis FC

O jogo entre Anápolis e Atlético-GO, realizado no último domingo (16) no Estádio Jonas Duarte, gerou queixas entre torcedores idosos, que relataram dificuldades para obter a gratuidade dos ingressos para a partida. Várias pessoas expressaram insatisfação com a limitação no número de ingressos destinados ao público acima de 60 anos. Diante das reclamações, Adonias Júnior, presidente do Conselho Municipal dos Idosos, esclareceu as regras do Estatuto do Idoso e orientou sobre o que pode ser feito em casos semelhantes.

Adonias destacou que o Estatuto do Idoso não impõe limite de ingressos para esse público. "O Estatuto do Idoso não estabelece uma quantidade máxima de gratuidades. Se houver mil pessoas com mais de 60 anos para entrar, todas têm direito à meia-entrada. Isso não é uma interpretação minha, é o que determina a Lei 14.423 de 2022", explicou.

A confusão sobre a gratuidade também foi esclarecida. Segundo Adonias, a entrada não é totalmente gratuita, mas sim com desconto de 50%. "Para ter o benefício, basta apresentar um documento oficial de identidade. Algumas pessoas acreditam que a entrada é totalmente gratuita, mas, na verdade, o que a lei garante é o pagamento de 50% do valor do ingresso. Essa regra vale para qualquer evento na cidade de Anápolis."

Sobre possíveis medidas a serem tomadas, ele orientou que os torcedores que se sentiram prejudicados devem procurar o Conselho Municipal dos Idosos, que poderá encaminhar as reclamações para os órgãos competentes. "Quem tiver se sentido lesado pode buscar o Conselho do Idoso, e nós encaminharemos a reclamação para o órgão responsável", afirmou. O Conselho funciona ao lado do terminal, no CREAS.

A assessoria de imprensa do Anápolis FC se manifestou e afirmou que as gratuidades são limitadas a 200 ingressos por setor, que devem ser retirados até as 12h do dia da partida. O clube explicou que os ingressos gratuitos são destinados a idosos a partir de 65 anos, crianças menores de 12 anos acompanhadas por um responsável maior de 18 anos, profissionais de segurança pública, membros do poder judiciário, autoridades legislativas e pessoas com deficiência. No caso do jogo contra o Atlético-GO, as gratuidades se esgotaram na sexta-feira, e o clube reforçou que essa informação foi amplamente divulgada em suas redes sociais. Aqueles que não conseguiram retirar o ingresso gratuito tiveram garantido o direito à meia-entrada, conforme previsto na legislação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.