O cão Darth Vader, pertencente ao Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Anápolis, faleceu na tarde desta segunda-feira (10), durante uma ocorrência de busca por uma pessoa desaparecida na zona rural do município. Segundo informações divulgadas pelo 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM), a suspeita é que o animal tenha sido vítima de um mal súbito.
Darth Vader foi doado pelo Corpo de Bombeiros do Espírito Santo em 2017 e, desde então, atuava em diversas missões de busca e salvamento. O cão participou de operações de grande relevância, como as buscas pelo foragido Lázaro Barbosa e os resgates na tragédia de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Além das ocorrências de campo, ele também serviu como instrutor em cursos especializados pelo país.
De acordo com o relato da corporação, durante a operação desta segunda-feira, o cão se afastou de seu condutor e desapareceu na vegetação. Ao ser localizado, já estava sem vida.
Nas redes sociais, o Corpo de Bombeiros de Anápolis lamentou a perda do animal para as atividades da corporação. “O nosso Cão Darth Vader do Canil de Anápolis infelizmente veio a óbito hoje a tarde em atendimento a uma ocorrência de pessoa desaparecida! O Cão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás provavelmente sofreu um mal súbito”, publicou.