Em meio a problemas com a troca de lâmpadas, a Prefeitura de Anápolis oficializou a adesão a um contrato de R$ 53,2 milhões para modernização da iluminação pública. O extrato do ato, publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (6), confirmou a contratação da empresa São Bento Lighting Solutions LTDA. para a execução do serviço.
Desde o início do ano, o município enfrenta dificuldades na manutenção da iluminação pública, que acumula mais de três mil lâmpadas queimadas até este esta sexta-feira (7). A paralisação do serviço não ocorreu por falta de material, mas sim pela ausência de caminhões com cesto elevatório, indispensáveis para a troca das lâmpadas.
A interrupção começou após a gestão municipal rescindir os contratos de locação de veículos específicos para este serviço, o que deixou a cidade sem suporte adequado para a execução dos reparos. A dificuldade operacional afetou outros serviços de zeladoria, como a limpeza urbana e tapa-buracos, que recebeu novos equipamentos por meio de emendas parlamentares ou contou, em alguns casos, com o apoio de maquinários cedidos da Saneago.
Em virtude do valor, a expectativa é de que o novo contrato, além da modernização da rede, inclua a aquisição ou aluguel dos caminhões necessários para restabelecer o serviço. No entanto, a prefeitura ainda não confirmou se os veículos estão contemplados na negociação.
De acordo com o DOM, o contrato foi firmado com base em uma ata de registro de preços do Consórcio Público Intermunicipal Multifinalitário da Microrregião do Circuito das Águas (CIMAG), decorrente de um pregão eletrônico realizado em 2024.