Painel DM DECISÃO

Painel DM: Justiça absolve vereador Luzimar Silva de acusação de estupro

Audiência de instrução e julgamento foi realizada nesta quinta-feira (27) e decidiu por absolvição do parlamentar

28/02/2025 11h00
Por: Rafael Tomazeti
Foto: Allyne Laís
Foto: Allyne Laís

A Justiça absolveu o vereador Luzimar Silva (PP) de uma acusação de estupro. A audiência de instrução e julgamento ocorreu nesta quinta-feira (27). Segundo o parlamentar, o processo teve origem em um desentendimento conjugal ocorrido em um momento de embriaguez, que culminou no registro de um boletim de ocorrência.

De acordo com ele, “com o devido esclarecimento dos fatos e a rigorosa análise do Poder Judiciário, restou plenamente demonstrado que não houve qualquer conduta ilícita por parte do Vereador, resultando em sua absolvição.” O parlamentar reclamou de “abordagens sensacionalistas promovidas por determinados veículos de comunicação, que distorceram a realidade dos acontecimentos” e teriam comprometido sua imagem.

Com a palavra, a defesa

Advogado do pepista, Régis Davidson Schmidlin afirmou que “desde o primeiro momento confiamos na inocência do vereador Luzimar”. Segundo ele, houve uma interpretação errada dos fatos. “Na audiência pudemos exercer o contraditório e ampla defesa. Todas as circunstâncias foram esclarecidas e ficou clara a total inocência do vereador.”

Na conta

Depois da aprovação da data-base dos servidores na Câmara, a prefeitura iniciou os pagamentos da folha de fevereiro ainda nesta quinta-feira (27). A conclusão se dará nesta sexta-feira (28). Os funcionários da centralizada já recebem os vencimentos com acréscimo de 4,8%, percentual também repassado aos aposentados.

Embates

Rimet Jules (PT) e Jakson Charles (PSB) dão indícios de que ambos protagonizarão os principais embates da Câmara Municipal neste início de legislatura. Petista e pessebista já tiveram duas discussões de grande repercussão, a última delas ontem. O pessebista tem usado o partido de Rimet para tentar descredibilizá-lo.

Prestação de contas

O prefeito Márcio Corrêa (PL) e o secretário de Economia e Planejamento, Alex Schweigert, estarão na Câmara Municipal nesta sexta-feira (28) para prestação de contas relativa ao terceiro quadrimestre de 2024, que diz respeito ainda à gestão de Roberto Naves (Republicanos). Devem apontar problemas fiscais do município.

Insatisfação e baixo rendimento devem levar a trocas no primeiro escalão de Corrêa

O secretariado de Márcio Corrêa deve sofrer mudanças ainda no primeiro semestre. Para além da reforma administrativa, que mudará pastas existentes e criará outras, o prefeito se incomoda com o baixo rendimento em alguns setores. Uma tentativa já foi feita, por exemplo, na Integração, com a entrada de Jordana Faria, já bastante criticada pelo terceiro setor.

Por outro lado, existem secretários que estão insatisfeitos com o modus operandi do prefeito e já cogitam deixar o cargo. Alguns deles, inclusive, relataram à coluna o incômodo com mudanças de humor de Corrêa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.