Esportes TÍTULO DE 47

Anápolis leva dossiê à Federação e espera ser reconhecido bicampeão

Clube reuniu documentos históricos em um dossiê detalhado e aguarda resposta da FGF sobre a validação da conquista

18/02/2025 15h00
Por: Janayna Carvalho
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A busca pelo reconhecimento de conquistas passadas no futebol é uma pauta constante para diversos clubes, e o Anápolis Futebol Clube não é exceção. No último ano, o clube protocolou um processo junto à Federação Goiana de Futebol (FGF), solicitando a validação oficial do título estadual conquistado em 1947, durante a era amadora do futebol goiano.

Segundo fontes, o pedido ganhou notoriedade, após o documento chegar às mãos do atual presidente da FGF, Ronei Freitas, e está sendo analisado com atenção. Foi entregue um dossiê com mais de 50 páginas, reunindo evidências documentais que comprovam a conquista histórica do clube. "Se ganhou, precisa ser reconhecido", afirma o torcedor Paulo Marais, que apoia a iniciativa e vê o pedido como uma questão de justiça.

O título de 1947 foi conquistado durante o primeiro Campeonato Goiano do Interior, uma competição organizada pela FGF que contou com sete clubes: União Ipamerina, Jaraguá, Pires do Rio, Catalão, Operário (de Goiandira), e os anapolinos União Operária e Flamengo. O União Operária, precursor do Anápolis Futebol Clube, foi o vencedor da competição, ao derrotar o Atlético Goianiense na final por 3 a 2.

A solicitação do Anápolis não busca apenas valorizar a história do clube, mas também fazer uma reparação histórica ao futebol goiano, reconhecendo a importância do interior no desenvolvimento do esporte no estado. Caso a FGF decida pelo reconhecimento, a conquista de 1947 será validada oficialmente como o primeiro título estadual de futebol de um clube do interior goiano, um marco para o futebol da cidade de Anápolis.

O trabalho para reunir as provas da conquista histórica envolveu uma extensa pesquisa em acervos, entrevistas com parentes dos atletas e levou um ano para ser concluído. Um dos elos entre o passado e o presente do clube está no atacante Gustavo Filho, do elenco atual, que é sobrinho-bisneto dos campeões Laudo, Zeca e Júlio Puglisi.

O vice-presidente do Anápolis Futebol Clube, Kim Abrahão, reforçou a legitimidade do pedido e explicou a dinâmica da competição na época. "Tinha um campeonato do interior e um da capital. No interior, quem ganhou foi o Anápolis, e na capital quem ganhou foi o Atlético/GO. Em 1948, houve a decisão entre os dois e o Anápolis ganhou do Atlético. Então, nada mais legítimo que o reconhecimento do título pelo Anápolis Futebol Clube. Estivemos na federação, não queremos o título só para nós. Pode ser junto com o Atlético, mas nós queremos o título reconhecido e a segunda estrela no nosso peito", declarou Abrahão durante a festa de aniversário de 78 anos do clube.

A Federação Goiana de Futebol foi procurada por nossa equipe de reportagem para comentar sobre a situação do processo, mas não houve retorno por parte da entidade até o fechamento desta matéria.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.