Foi sofrido, mas o Anápolis manteve a liderança do Campeonato Goiano. Neste domingo (9), o Galo da Comarca bateu a Aparecidense por 1 a 0, no estádio Jonas Duarte, em partida válida pela oitava rodada do estadual. O único gol foi de Cardoso, já aos 35 da etapa final, com uma bela contribuição do zagueiro Vanderley, que foi quem de fato colocou na rede.
O resultado devolve o Tricolor da Boa Vista à ponta depois de 24 horas de ausência. É que no sábado (8), o Vila Nova passou pela Abecat Ouvidorense no Luiz Benedito, também por 1 a 0, e dormiu na primeira colocação. As duas equipes têm 17 pontos, mas o Anápolis está na frente pelo saldo de gols.
O jogo
Os dois times fizeram um jogo morno e de poucas oportunidades no primeiro tempo. A Aparecidense veio ao Jonas Duarte com uma proposta defensiva e causou poucos problemas à defesa da casa. No entanto, a retaguarda azul também cedeu poucos espaços e o Galo não teve chances. Ainda na etapa inicial, o volante João Afonso deixou o gramado lesionado e alterou a dinâmica do meio-campo tricolor.
No segundo tempo, o Anápolis foi mais ao ataque. O Galo apostou nas investidas de Fábio pela direita e de Ariel pelo mesmo setor. As oportunidades começaram a aparecer, mas Igor Cássio, que fez três gols nos últimos dois jogos, não brilhou na área e acabou, inclusive, substituído por João Celeri.
Cardoso, outro que entrou na etapa final, recebeu a melhor oportunidade. Na cara do gol após sobra de cobrança de falta, ele cabeceou, já aos 30 minutos, e parecia que o goleiro Matheus Alves defenderia. Todavia, Vanderley, zagueiro da Aparecidense, desviou e colocou na rede.
O Camaleão ainda tentou reagir, mas não chegou com perigo ao gol defendido por Paulo Henrique em nenhum momento. Destarte, a torcida tricolor comemorou o quarto triunfo seguido da equipe no Goianão.
“Parabenizar toda a equipe. Trabalhamos bastante e estamos colocando nosso ritmo de jogo para sair com as vitórias”, disse Cardoso à FGF TV. “A equipe deles sempre foi bem postada. Estávamos preparados para isso e conseguimos vencer”, concluiu.
O resultado ainda não classifica matematicamente o Anápolis para a fase de quartas de final, mas virtualmente coloca o Galo no G-8. A diferença para a Aparecidense, que fica em nono, é de oito pontos, com apenas nove em disputa nas rodadas finais.
Na quarta-feira (12), o time comandado por Ângelo Luiz volta ao gramado do Jonas Duarte para enfrentar o Inhumas, às 20h, e pode se classificar matematicamente. Depois, em Goiânia, no Antônio Accioly, os tricolores enfrentarão o Atlético-GO. Na última rodada, o adversário será o Goianésia, em casa.