A Secretaria Municipal de Saúde informou que, em janeiro, foram realizados 342 procedimentos cirúgicos no Hospital Municipal Alfredo Abrahão. Os números foram divulgados em balanço na última sexta-feira (7).
De acordo com a pasta, foram 206 cirurgias eletivas, 86 cirurgias de queimaduras e 50 de urgência e emergência. Não houve, porém, confirmação se as eletivas integram o mutirão que a pasta pretende fazer para zerar a fila de procedimentos, que estaria na casa de 1,8 mil.
Do total de cirurgias, 1 mil serão realizadas quando for liberada a emenda da deputada federal Silvye Alves (UB), de R$ 5,5 milhões, que servirá para arcar com estes custos. O município acredita que este montante já será suficiente para zerar a fila, uma vez que grande parte dos 1,8 mil já obtiveram o procedimento de outra forma ou até faleceram.
O Alfredo Abrahão realiza atendimentos de traumas, casos ortopédicos, queimaduras, suturas e acidentes com animais peçonhentos, além da realização de pequenas cirurgias.
Encaminhamento de exames
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o encaminhamento para exames também foi ampliado neste início de gestão, já com o objetivo de zerar a fila de espera.
Em janeiro, 1.372 pacientes foram notificados para realização de ultrassonografias. Nos últimos dias, muitos também estão sendo chamados para tomografias.