As oito bancadas partidárias com dois vereadores na Câmara de Anápolis definiram os seus líderes para o ano de 2025. Já os cinco vereadores cuja representação partidária é única na Casa possuem as prerrogativas de líder, que estão definidas no Regimento Interno.
Os Vereadores são agrupados por representações partidárias ou blocos parlamentares, que devem indicar à Mesa, através de documento subscrito pela maioria de seus membros, no início de cada Sessão Legislativa, os respectivos Líderes e Vice-Líderes.
Cabe ao líder falar pela bancada que representa. É de sua competência, além de outras atribuições conferidas pelo Regimento Interno, a indicação dos membros de sua bancada para integrarem Comissões Permanentes ou Especiais, ou seus substitutos, em caso de vaga.
É facultado ao líder ou ao vereador por ele designado, usar a palavra durante a ordem do dia, salvo quando o presidente estiver usando a palavra e quando o Plenário estiver em processo de votação. O Regimento ainda equipara ao líder, o vereador, eventualmente, sem partido.
O prefeito, mediante ofício à Mesa Diretora, pode indicar vereadores para exercerem as funções de líder e vice-líder do Governo Municipal, os quais gozarão de todas as prerrogativas concedidas às lideranças e vice-lideranças da Casa.
BOX
Relação dos líderes de partido em 2025
Partidos com 2 vereadores
MDB: José Fernandes
Avante: Leitão do Sindicato
PT: Rimet Jules
PL: Policial Federal Suender
Republicanos: Thais Souza
PP: Luzimar Silva
Agir: Fred Godoy
PSD: Divino Antônio
Partidos com 1 vereador
PRD: Capitã Elizete
PDT: Domingos Paula
Podemos: Reamilton Espíndola
Cidadania: João da Luz
União Brasil: Wederson Lopes
Líder do Governo
Jean Carlos (PL)